Em julho, a Tereos realizou o maior embarque único de açúcar VHP da safra 2024/2025, enviando 60 mil toneladas para a Indonésia. A operação ocorreu no Terminal Integrador Luiz Antônio Mesquita (Tiplam) da VLI, situado na Baixada Santista, que desempenha um papel crucial nos fluxos de importação e exportação no corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica.

Em novembro de 2020, a VLI e a Tereos inauguraram dois armazéns no Tiplam, com capacidade para 115 mil toneladas de açúcar bruto, e no Terminal Integrador de Guará (TIGU), em São Paulo. O TIGU possui capacidade para 160 mil toneladas de açúcar, facilitando a exportação de produtos da Tereos através do Tiplam.

O recorde de embarque reflete o crescimento da capacidade exportadora da Tereos e fortalece a colaboração com a VLI. Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, destacou a importância do marco para a capacidade de atendimento às demandas internacionais.

Nicolas Szwako, diretor de Operações do Corredor Sudeste da VLI, enfatizou “a eficiência das operações logísticas multimodais e a distribuição estratégica dos ativos, que permitem a movimentação ágil do açúcar produzido em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, visando gerar valor ao negócio dos clientes e contribuir para o avanço das exportações brasileiras”.

Para o segundo semestre de 2024, estão previstos novos grandes embarques de VHP para a Ásia, reforçando a continuidade das exportações do açúcar bruto, caracterizado por menor umidade e coloração mais escura, comumente refinado no exterior.