A Tereos, produtora de açúcar, etanol e bioenergia, em parceria com o festival João Rock, irá compensar 100% das emissões de carbono do consumo de energia elétrica do evento. A compensação será feita através da emissão de créditos de energia sustentável, certificados pelo sistema I-REC, reconhecido internacionalmente em cerca de 70 países.

Os créditos de energia da Tereos, obtidos desde 2021, são provenientes da biomassa da cana-de-açúcar, garantindo que a energia elétrica gerada é de fonte renovável. No primeiro ano de parceria, em 2022, a Tereos forneceu 230 RECs (Renewable Energy Certificates), cada um equivalente a 1 MWh de energia, o que compensou cerca de 175 toneladas de carbono. Espera-se emitir uma quantidade similar de certificados para a edição atual do festival.

Gustavo Segantini, diretor comercial da Tereos, mencionou “a importância das parcerias para promover sustentabilidade em eventos, destacando a produção de energia limpa da empresa”. Marcelo Rocci, um dos organizadores do João Rock, reforçou “o compromisso ambiental do festival”.

Além disso, o evento contará com uma obra de arte da artista Poline Manhas, de Ribeirão Preto, que utiliza elementos orgânicos em suas criações. A peça, feita de bagaço de cana, simboliza a energia sustentável e integra o conceito do evento.