O prefeito Geninho Zuliani (DEM), de Olímpia, renovou anteontem (8), o convênio com a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho visando manter o Posto de Atendimento ao Trabalhador-PAT no município.

A assinatura do documento foi feita em cerimônia rápida na sala de reuniões do Gabinete, com a presença do Diretor Regional da SERT, Enilson Roberto da Silva, e do coordenador do PAT de Olímpia e Presidente da Comissão Municipal de Emprego, Flávio Vedovato. O novo convênio terá a duração de cinco anos.

Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PATs) são uma rede de atendimento do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), que concentra serviços gratuitos à população em todas as regiões do Estado.

Os PATs têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. Concentram os serviços prestados pela Secretaria, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.

Nos PATs são oferecidos os serviços de Intermediação de Mão de Obra, Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – também gerenciados pela SERT.

Os PATs foram implantados em 1994. Hoje, a rede estadual, dividida em 21 Centros Regionais, é composta por 251 unidades, sendo 30 delas instaladas em unidades do Poupatempo.