DO DIÁRIO — Olímpia registrou, até às 18h15 desta terça-feira, 27, o total de 11.858 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) enviadas à Receita Federal. Os dados são do sistema oficial do órgão federal, que monitora em tempo real os envios realizados pelos contribuintes em todo o país.

O número de declarações deste ano é inferior ao registrado em 2024, quando foram entregues 14.285 declarações dentro do prazo. Em 2023, o total foi de 13.546, e em 2022, 11.775.

A maior parte dos contribuintes em Olímpia utilizou o Programa Gerador da Declaração (PGD), representando 87% do total. Outros 5,1% enviaram pelos aplicativos móveis, enquanto 7,9% optaram pela plataforma online. As declarações simplificadas correspondem a 62,6% do total, e 5,1% foram retificadoras.

Ele não dorme. Não hiberna. Não persegue por vingança, mas por justiça. O Leão do Imposto de Renda é o guardião silencioso do sistema tributário brasileiro. Com olhar atento e faro afiado, vigia cada movimentação financeira, cada recibo escondido, cada valor omitido.

Ainda conforme o levantamento, 33,7% das declarações foram pré-preenchidas, e 39,1% dos declarantes são do sexo feminino. A média de idade dos contribuintes da cidade é de 48 anos. A expectativa de restituição abrange 64,2% dos contribuintes, sendo que 62,7% optaram por receber a restituição via PIX.

Em relação às destinações sociais permitidas durante a declaração, o município registrou um total de R\$ 124.135,63 destinados por meio de 131 doações realizadas por 105 contribuintes. Deste valor, 30,9% foram direcionados a projetos voltados à criança e ao adolescente, enquanto 69,1% atenderam iniciativas para a pessoa idosa. Além disso, segundo a Receita Federal, R\$ 49.937,52 foram pagos via Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), com 50 doações confirmadas.

O prazo final para o envio da declaração sem multa encerra-se na próxima sexta-feira, 30 de maio de 2025. Após essa data, os contribuintes que não tiverem entregado estarão sujeitos à multa por atraso.