A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, em parceira com o INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), está implantando o INSS Digital. O objetivo é promover a celeridade, eficiência, economicidade, acessibilidade e qualidade no atendimento de serviços prestados pelo INSS, na modalidade atendimento à distância.

O INSS Digital consiste na adoção de uma nova forma de atendimento em que o cidadão tem acesso aos serviços com rapidez e segurança. O novo modelo transforma a tramitação de processos em papel para o modo digital, tornando mais ágil a análise dos requerimentos, além de melhorar a interação entre os cidadãos e o INSS.

Para que o projeto fosse possível, a Prefeitura assinou um acordo de cooperação técnica e, agora, pode realizar requerimentos de serviços do INSS, tais como: aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, pensão por morte previdenciária, auxílio reclusão, amparo assistencial ao idoso e ao deficiente, salário maternidade e certidão por tempo de contribuição/servidor municipal.

Além disso, será realizada a preparação e instrução de requerimentos para posterior análise do INSS, a quem incumbe reconhecer ou não o direito à percepção de benefícios.

O atendimento é oferecido no prédio da Secretaria de Administração (Rua 9 de Julho, 1054 – Centro), com horário específico para INSS, das 9h às 13h, de segunda a sexta-feira. Para o atendimento, os funcionários do setor receberam um treinamento, por parte do INSS, sobre o procedimento e os trâmites dos requerimentos.

“Entendemos que esta proposta surge como alternativa para proporcionar mais comodidade ao morador que, com a parceria, poderá fazer solicitações e ainda ter retorno de seu requerimento de maneira eletrônica. Acreditamos que seja uma medida que irá desafogar as agências físicas e trará mais benefícios ao cidadão”, disse o prefeito Fernando Cunha.

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