Tomou posse esta semana a nova diretoria do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos Municipais de Olímpia, o OlímpiaPrev. O Instituto passou por sérias reformulações ao longo dos últimos anos, onde o destaque foi a total autonomia de gerenciamento, sem a ingerência do Poder Público. Responsável por garantir o pagamento de 410 funcionários aposentados e pensionistas, o órgão é hoje superavitário, com nada menos que R$ 83,5 milhões em caixa.

Participaram da cerimônia de posse, realizada no hall do Gabinete Oficial, o prefeito Geninho Zuliani, o gerente regional da Caixa, Carlos Bronca, e os gerentes Gilson Lira (Habitação), Fábio Augusto Peres (Governo), Maria de Lourdes (Agência local); os gerentes do Banco do Brasil local Júlio Antônio Cuminatto e Luciano Almeida Dias dos Santos; Jesus Buzzo, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Olímpia, vereadores Luiz Antonio Moreira Salata (presidente da Câmara), Beto Puttini e Marco Santos, além de secretários municipais e funcionários.

A semente do que é hoje o OlímpiaPrev foi plantada há mais de 60 anos, ainda na gestão do prefeito Álvaro Britto, no ano de 1954. De lá para cá passou por muitos caminhos sinuosos, regulamentações e até tentativa de ingerência em sua gestão, culminando com uma total reestruturação já no Governo Geninho, em 2010.

Para se ter uma ideia, o patrimônio do OlímpiaPrev é suficiente para garantir aposentadorias e pensões a municipais até daqui 75 anos, segundo estimativa do novo diretor-presidente, engenheiro Luis Carlos Benites Biagi, eleito por maioria dos 549 votos nas eleições do dia 27 de abril. “O OlímpiaPrev tem por característica preservar e garantir a aposentadoria dos funcionários municipais. Até 2.096 todos os aposentados atuais e da ativa estão garantidos”, disse ele.

O OlímpiaPrev mantém 108 pensionistas e 302 aposentados, totalizando 410 benefícios, além de administrar 226 benefícios pagos ainda pela prefeitura, sendo 132 pensionistas e 94 aposentados, que somados totalizam 636 benefícios concedidos. “Trata-se de um dinheiro totalmente atrelado em fundos do Tesouro Nacional, garantidos pelo Governo Federal. Ele (o Instituto) vai existir sempre, basta que haja sempre uma boa gestão”, complementa o diretor-presidente da nova diretoria eleita para o quadriênio 2016/2020.

A nova diretoria administrativa tem entre suas metas transformar o OlimpiaPrev em uma marca conhecida, ampliar a transparência, por meio de site mais elaborado, realização de palestras, dando conhecimento das atividades que a administração vai realizando. “Tudo visando a garantia dos recursos, que são de todos”, enfatiza Biagi.

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Prova da extrema regularidade do Instituto, em agosto foi feita auditoria pelo Ministério da Previdência Social-MPS e Tribunal de Contas-TC, e constatado que tudo estava enquadrado, obtendo o certificado de regularidade previdenciária. “Se não tem esse certificado, a própria prefeitura sofre sanções”, explica Biagi que, ao final, enfatizou: “O Instituto está à disposição mesmo (dos funcionários)”.

Para o Geninho Zuliani, “a marca OlímpiaPrev faz com que as pessoas entendam a importância deste Instituto”. Ele diz que, diferentemente de outras administrações, tomou a decisão de não interferir nos destinos do OlímpiaPrev. “Não tinha motivos para a prefeitura fazer gestão sobre esse dinheiro. Preferimos deixar para que os próprios funcionários de carreira cuidassem do seu próprio dinheiro, do seu destino, do seu futuro”, complementou Geninho Zuliani.

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O Prefeito informou durante sua fala que dos 72 municípios da região de Rio Preto nos quais a CEF administra os fundos de pensão, o OlímpiaPrev está entre os dois de total regularidade. “Isso é resultado de um fluxo de caixa bem administrado”, reforça. “O OlímpiaPrev está na contramão da crise dos fundos de aposentadorias. E são as atitudes de hoje que vão corresponder a problemas ou a sucesso no futuro. O mais importante é entender a importância que o OlímpiaPrev tem na vida do servidor público”, finalizou.

A NOVA DIRETORIA

DIRETORIA EXECUTIVA: Luís Carlos Benites Biagi-diretor-presidente; Márcio Francisco de Deus, diretor financeiro e Cleber Luis Braga, diretor de Benefícios.

MEMBROS DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO: Amira Sarout Ferreira, Roberto Arruda, Sandro de Campos Magalhães, Silas Rosa e Walter José Cavanha. MEMBROS DO CONSELHO FISCAL: Edson José Bertuolo, Liamar Aparecida Veroneze Correa e Paulo Augusto Minari.

O QUE É O OLÍMPIAPREV

O OlímpiaPrev tem por finalidade assegurar aos seus beneficiários serviços de natureza previdenciária, proporcionando os meios imprescindíveis de manutenção em caso de invalidez, idade avançada ou morte, obedecendo a uma série de princípios, entre eles a universalidade de participação dos servidores municipais efetivos, ativos e inativos e seus dependentes, no plano previdenciário, mediante contribuição; o caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa, com a participação de servidores ativos, inativos e pensionistas; custeio da previdência social dos servidores públicos municipais, mediante recursos provenientes, dentre outros, do orçamento do Município e da contribuição compulsória dos servidores ativos e inativos; pagar o valor mensal das aposentadorias e pensões em valor não inferior ao menor salário mínimo vigente no país; garantir o regime previdenciário e garantir, de acordo com os benefícios previstos na Lei que o regulamenta, aposentadoria por invalidez; aposentadoria voluntária por idade; aposentadoria voluntária por tempo de contribuição; aposentadoria compulsória; aposentadoria especial do professor, e quanto aos dependentes, pensão por morte, entre outras muitas outras responsabilidades.