DA REDAÇÃO — A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou projeto de lei que concede isenção de IPVA a proprietários de veículos híbridos com motor elétrico e combustão a etanol, medida que poderá beneficiar 34 motoristas em Olímpia.

A iniciativa, de autoria do governador Tarcísio de Freitas, prevê isenção total do imposto entre 2025 e 2026, com alíquotas progressivas a partir de 2027.

Os automóveis contemplados devem custar até R$ 250 mil. Após o período de isenção, o IPVA será de 1% em 2027, 2% em 2028, 3% em 2029 e alcançará a alíquota cheia de 4% em 2030. A proposta também inclui a isenção para veículos movidos a hidrogênio, embora atualmente não haja modelos desse tipo comercializados no Brasil.

A medida tem como objetivo incentivar o uso de veículos com energia de fontes alternativas, buscando a redução da emissão de poluentes e o estímulo à produção de tecnologias mais limpas no estado de São Paulo.

Na região de São José do Rio Preto, onde a frota de veículos híbridos já conta com 1.342 unidades, a isenção poderá ampliar o número de veículos com menor impacto ambiental.

Dois pontos destacados por um motorista de carro BYD, em Olímpia, porém com gasolina: “A pegadinha é deixar de fora o carro híbrido com gasolina, sendo essa a maior frota do Estado de SP, e a outra é deixar de fora os carros 100% elétricos”.