A Câmara Municipal de Olímpia refez o procedimento que apura denúncia de quebra de ‘decoro parlamentar e decência pública’ contra a vereador Alessandra Bueno, através da cidadã, eleitora e advogada Helena Sousa Pereira. Anteriormente, havia sido constituída uma ‘CEI’ (Comissão Parlamentar de Inquérito), mas tanto essa denominação como alguns documentos tiveram de modificados e anexados, passando agora para Comissão Processante.

A sessão ordinária deu-se na última segunda-feira (28), sob a presidência de José Roberto Pimenta, Zé Kokão, que também foi eleito presidente dessa Comissão. Confira a íntegra desse expediente:

A denúncia relatada por Helena foi lida na íntegra pelo 1º secretário Márcio Iquegami por mais de 60 minutos, em detalhes, com todos os palavrões e expressões chulas utilizadas no despautério vocabular.

Na sequência, a vereadora se defendeu, citou o advogado de seu partido, PSDB, Ulysses Terceiro, que é vereador também em Severínia, e disse que “a denúncia não tem sentido porque eu já me retratei publicamente” – ela publicou um texto no semanário Folha da Região; disse que foi ‘conversa de tricô’, que não quis ‘ofender essa senhora’, e girou em torno de que ‘disse o que disse, aliás, xingou o que xingou, fora da Câmara Municipal, ou seja, não era a vereadora naquela momento, portanto fora do parlamento. A degravação é seguinte:

“Bem, vamos lá. Quero deixar claro, né, que eu posso, sim, ter errado com essa senhora, lógico que errei em certas formas de falar, sim, porém eu não estava, tá?, no exercício de vereador aqui na nossa Casa de Leis, deixando isso bem esclarecido. Já me retratei publicamente com essa senhora, não disse que fui certa, lógico que eu, sim, exagerei, porém essa senhora também já estava me provocando em outros comentários, então não foi uma coisinha que de nada aconteceu, e a gente já teve essa discussão, que eu falo de tricô, porque não foi na nossa Casa de Leis, foi uma coisa que aconteceu fora da Casa de Leis, foi no final de semana, onde eu achei que o que ela falou não concordei, porque eu acho que o vereador está, sim, para trabalhar, que foi o que deu a entender ‘que o vereador não pode, não tem a obrigação de trazer benefícios à nossa cidade’, tem sim, lógico que tem, a gente trabalha para isso, vocês acham errado?, já me retratei com ela, todos vocês sabem muito bem disso, e eu não tô entendendo essa coisa de imoralidade que o Márcio citou, tudo bem que você fez essa leitura. Agora, o que é que tem a ver se eu bebo cerveja, se outro bebe, o que tem isso a ver com a vida pessoal la fora? o que é que está acontecendo? Eu não sei os fatores citados aí, eu creio que eu errei, lógico que eu errei, mas eu me retratei. Agora, vão abrir a mesma denúncia, da mesma senhora, por qual motivo sendo que isso poderia ser tratado em outro ângulo, de outra forma, que poderia ter sido fora da nossa Casa de Leis, porque o acontecido foi fora da nossa Casa, não foi aqui dentro, já vimos muitas coisas acontecendo aqui, mas nada foi feito, alguns vereadores que já participaram de tantas coisas aqui, e aí me cassar por falta de decoro, quantas coisas houve aqui e nem mesmo fizeram denúncia, tá? Eu acho isso uma perseguição, porque eu nunca vi uma coisa dessas, né?, mas tudo bem, não vem ao caso, né?, porém eu acho que, na parte da honestidade, eu estou fazendo meu serviço honestamente, estou trabalhando honestamente, não deixo de fazer o meu trabalho, tá? Eu acho que caráter eu também tenho, muito tá?, tenho muito sim, nunca eu me prestei a nenhum tipo de barganha, de troco, de trocar alguma coisa, de trabalhar pela população, você sabe muito bem disso, eu faço meu serviço corretamente, hou um erro, sim, e outra coisa: não estou usando o meu poder para ficar atacando os outros, eu já vim lá de trás, bem antes de trás, como eles falam ‘as minhas palavras chulas, as minhas não sei o quê’, eu já vim lá de trás, eu fui votada desse jeito, eu tive 824 votos tá? sem gastar um real, eu fui votada pelo povo honestamente e isso vocês tem que ter consideração disso, tá?, porque o povo já conhecia como eu era, já sabia, eu só acho que isso tá parecendo uma forçação para me tirar daqui, para que eu perca a minha cadeira, isso eu acho injusto porque a gente pode melhorar muito.
A Edna e o Lorão me deram uma oportunidade para se redimir e eu vejo, para que isso?, já aconteceram coisas aqui dentro, dessa Casa, que a gente sabe, o nosso presidente sabe, muitas coisas graves e nem por isso ninguém veio aqui, né?, falta de decoro, né?, muitas coisas nos bastidores aconteceram aqui, vocês são cientes disso, e nem por isso ninguém tomou atitude, então eu não mereço outra oportunidade?, eu já me redimi, que mais que vocês querem?, já me redimi com essa senhora, já falei publicamente com ela, já me retratei, e eu não sei o que é isso… Vamos continuar. Só que eu deixo claro que a minha, a nossa discussão, assim em aspas, não foi dentro da nossa Casa de lei, eu não estava no exercício de vereadora, era um sábado à tarde, 5 horas da tarde, mais ou menos esse horário, quando me mandaram os ataques, ela também estava fazendo, porque eu tenho vários ‘prints’ dessa senhora aqui, também caçando encrenca com outras pessoas, não é assim, só me julgar, eu acho que vocês tem que ver o outro lado da moeda também, procurar, né?, investigar, né?, o Facebook dessa senhora, no entanto, eu tenho aqui ‘printadas’ aqui, essa própria senhora chamando as pessoas de ignorantes, praticamente de burros, porque assistem um programa de televisão. Vocês tem que ver os dois lados da moeda e não julgar uma só pessoa”.

Por fim, por 7 a 2 (votos contrários ao recebimento da denúncia Edna Marques e Helinton de Souza, o Lorão), foi constituída a Comissão Processante, presidida por Zé Kokão, relator João Stelari e membro ‘Lorão’.

Confira na íntegra a sessão nesse expediente da vereadora, no vídeo acima.