O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou nesta terça-feira (31) projeto de lei que dispõe sobre a utilização de drones para fiscalização da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, de autoria do deputado estadual Sebastião Santos (PRB, foto com Alckmin).

Com a autorização e utilização do novo equipamento de monitoramento real, o drone possibilitará auxiliar a Polícia Ambiental na medição de áreas de desmatamento, fiscalização de áreas de queimadas e caça, além de patrulhamento contra pesca predatória em locais públicos com imagens ao vivo, já que o equipamento chega a percorrer 90 quilômetros por hora a uma altura de 500 metros de seu operador.


Entre suas utilidades, ele permitirá fiscalizar rios e afluentes que são utilizados por pescadores sem regulamentação, visão de áreas de difícil acesso por terra e monitoramento de locais de desmatamento irregular.

“Estamos felizes com a aprovação desse importante projeto que irá visar o poder de ação da Polícia Ambiental em áreas de difícil acesso, onde ajudará também a mapear locais e fiscalização em rios, matas auxiliares e estradas fechadas. Tudo isso contribuirá para facilitar os trabalhos dos policiais ambientais”, esclarece Sebastião Santos.

O republicano reforça ainda sobre o equipamento ser utilizado pelas demais áreas da Polícia no Estado, ampliando assim, setores importantes na prevenção e capacitação de profissionais para execução do drone. “O equipamento poderá também ser um recurso para o contingente dos bombeiros na segurança de áreas urbanas contra incêndios e auxiliando nas ocorrências cotidianas”, ressalta o parlamentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here