Nesta sexta (3), durante missa presidida por Dom Milton, às 10h, na Cúria Diocesana de Barretos, será instalado o Tribunal Eclesiástico da Diocese de Barretos. Além do clero, religiosos e religiosas, fiéis de todas as paróquias são convidadas a participar. O Diário de Olímpia transmitirá ao vivo o evento.

Com a instalação os processos de Nulidade Matrimonial passarão a ser julgados na própria diocese e não mais no Tribunal da Diocese de São José do Rio Preto. Sendo assim, os processos passarão a ser julgados com menor tempo e o valor da taxa cobrada será menor.

Segundo a, até então, Câmara Eclesiástica de Barretos, no ano passado foram enviados ao tribunal de São José do Rio Preto 35 processos. Neste ano já foram solicitados cerca de 10 libelos (pedidos para o tribunal iniciar a análise do casamento para ver se foi ou não nulo). Estes já serão julgados na diocese.

O Tribunal Eclesiástico da Diocese de Barretos ficará assim constituído pelo bispo diocesano: Pe. Luiz Henrique Bugnolo (Arquidiocese de Ribeirão Preto) – Vigário Judicial; Pe. Tulio Aparecido Gambarato, Pe. Luís Fernando Matos do Nascimento e Pe. André Corrêa – Juízes Colegiais; Dra. Lucila Aparecida de Castro – Defensora do vínculo e Promotora de Justiça; Pe. Claudio Aparecido Beraba –Responsável pela retirada do Veto; e Pe. Antonio Marcos Viaro – Notário

A criação do tribunal no Bispado de Barretos é possível graças às mudanças permitidas pelo Papa Francisco através da Carta Apostólica dada na forma de Motu Proprio “Mitis Iudex Dominus Iesus” (Manso Juiz Senhor Jesus) publicada aos 15 de agosto de 2015, que trata da reforma do processo canônico para as causas de declaração de nulidade do matrimônio do Código de Direito.

 

Instalação do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Barretos

Data: 03 de março de 2017

Horário: 10h00

Local: Cúria Diocesana de Barretos – Rua 20 – Jockey Club – Barretos