Em sua primeira aplicação, a Pesquisa de Perfil da Demanda Turística já revela dados positivos com relação à avaliação dos visitantes sobre a Estância. O levantamento tem como principal objetivo identificar o perfil do turista que visita a cidade, além de coletar informações importantes para servir de respaldo em melhorias de produtos e serviços, tanto do poder público como da iniciativa privada.

Os resultados compilados, referentes a formulários coletados em dezembro de 2016, mostram que 95,4% dos turistas, que visitaram Olímpia, retornariam à cidade ou indicariam para outras pessoas. Os principais motivos apontados foram o Parque Aquático Thermas dos Laranjais, a cidade hospitaleira e divertida e boa qualidade da hotelaria.

Os dados são comprovados pela questão que indaga sobre a expectativa dos turistas em relação à cidade, em que cerca de 90% afirmaram ter ficado satisfeitos. Além do mais, 44,7% dos respondentes já visitaram a Estância Turística de Olímpia ao menos uma vez, o que reafirma a fidelidade dos turistas.

O formulário disponibiliza ainda uma tabela para avaliação dos principais serviços utilizados, como hospedagem, alimentação, atividades de lazer, artesanato, atendimento ao turista, limpeza urbana, entre outros. Os itens com melhores resultados no indicador “ótimo” da avaliação foram: Meios de Hospedagem (69,8%), Meios de Alimentação (47,7%) e Atividades de Lazer – Thermas dos Laranjais (66,8%). Os resultados dessa questão também chamam a atenção para os itens de artesanato e compras em geral, em que a maioria dos turistas diz não ter utilizado, sugerindo que não tenham frequentado ou tido acesso ao serviço.

Sobre o perfil do turista, a pesquisa confirma a estimativa da Secretaria de Turismo, mostrando que 82,8% são de origem paulista, sendo 42,4% do interior de São Paulo e o restante da capital e região metropolitana. Além disso, 84,7% dos turistas vêm a Olímpia em família e 73,3% correspondem à faixa etária entre 25 a 50 anos.

A pesquisa, desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Olímpia, por meio da secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, é também uma exigência da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, regulamentada pela Lei 1.261/2015. Ao todo, foram tabulados 262 formulários, respondidos em 27 locais diferentes da cidade, sendo grande parte em meios de hospedagem.

O Diário de Olímpia disponibiliza, abaixo, o relatório completo da primeira pesquisa de Perfil da Demanda Turística.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here