O relatório anual “Theme Index and Museum Index”, publicado pela Themed Entertainment Association (TEA) em parceria com a AECOM, destacou o Thermas dos Laranjais, localizado em Olímpia, São Paulo, como o segundo parque aquático mais visitado do mundo em 2023. O Hot Beach, também situado em Olímpia, garantiu a quinta posição na lista global.

De acordo com o estudo, o Thermas dos Laranjais registrou um aumento de 13% em sua frequência de visitantes, recebendo 1,954 milhão de turistas ao longo do ano, superando o total de 1,729 milhão de 2022. O Hot Beach, por sua vez, atraiu 1,035 milhão de visitantes, um crescimento de 13,2% em relação aos 914 mil registrados no ano anterior.

Crescimento na América Latina

O relatório também destacou “a estabilidade e sucesso dos parques aquáticos na América Latina, com cinco parques superando a marca de 1 milhão de visitantes em 2023”. O mercado latino-americano de parques aquáticos “mantém um crescimento robusto, registrando seu terceiro ano consecutivo de crescimento de dois dígitos e superando, de forma significativa, os números pré-pandêmicos de 2019”, frisou o relatório.

“O sucesso contínuo dos parques aquáticos na região pode ser atribuído a uma série de investimentos em marketing, atualizações tecnológicas, fortalecimento de parcerias de marca, expansão de serviços aos visitantes e esforços para prolongar a estadia dos turistas”, cita o relatório.

E, ainda: “No Brasil, uma tendência emergente é a ampliação de portfólios imobiliários dos parques, oferecendo produtos de timeshare atrelados aos parques aquáticos, o que tem contribuído para o aumento na frequência de visitantes”.

O “Theme Index and Museum Index” é uma ferramenta essencial para a indústria do entretenimento, proporcionando insights valiosos sobre as tendências e mudanças no comportamento dos visitantes.

Com o destaque para o crescimento dos parques aquáticos na Estância Turística de Olímpia, o relatório reforça “a importância de estratégias inovadoras e investimentos contínuos para manter o sucesso e o engajamento dos visitantes”.