Está tramitando na Assembleia Legislativa do Estado projeto de lei que cria o ‘Roteiro Turístico do Peão de Boiadeiro’, proposto pelo deputado estadual Sebastião Santos (PRB), em que fazem parte Barretos, Bebedouro, Colina, Monte Azul e Viradouro. Além disso, foi criada uma petição pública online para que Barretos se torne município de interesse turístico.

IMG_7875
Sebastião Santos protocola projeto de lei na Assembleia

Segundo o autor, o objetivo é o de “transformar a rota turística em desenvolvimento regional, criando atrativos turísticos aos municípios como: a cultura sertaneja local, divulgação das comidas típicas e doces caseiros, hotelaria de campo, apresentação de shows com moda de viola e museu com objetos caipiras”.

O projeto também inclui aos municípios à confecção de material de divulgação e o incentivo à formação de parcerias com instituições públicas e privadas.

Outro destaque é sobre a criação do selo turístico às entidades e empresas que promoverem o turismo local através da participação no roteiro turístico.

“Esse projeto poderá ser incluso no plano diretor do turismo das cidades da rota, dando exemplo ao trabalho do turismo gastronômico, envolvendo pessoas que vivem especificamente  da tradição sertaneja. Além de tudo, a região detém um dos melhores setores hoteleiros do Brasil, sendo ranchos, hotéis temáticas e pousadas. Por falta de incentivos hoje não há uma dedicação ao setor do turismo no interior de São Paulo. Estamos trabalhando para que o projeto ganha destaque nas comissões e seja aprovado”, explica Sebastião Santos.

Geração de emprego e renda para região de Barretos

A proposta de lei propõe organizar eventos em parcerias com as prefeituras e comércios locais. Iniciando a rota pelo café da manhã em uma determinada cidade, partindo no período da tarde com eventos pela estrada boiadeira e finalizando à noite com participações em festividades, entre elas, a festa do peão, shows com modas de viola e demais programações.

Outro ponto do projeto é a abertura para criação de empregos e cursos nas faculdades e especializações técnicas para as áreas de guias turísticos, tradutores linguísticos, entre outras categorias que ajudará a fomentar ainda mais o turismo regional.

Município de interesse turístico

Foi criada uma petição pública online para que Barretos se torne município de interesse turístico.

Para conhecer as ideias e o projeto basta acessar o site www.demaosdadascomoturismo.com.br e assinar a petição.