Letícia Aguiar é reeleita e defende escola cívico-militar
Cidadã honorária de Olímpia, deputada estadual do PL somou 94.832 votos no estado e diz que vai ampliar o modelo, além de reforçar a segurança e a saúde

Da Redação — A deputada estadual Letícia Aguiar (PL), cidadã honorária de Olímpia, foi reeleita neste domingo (4) para o segundo mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo. Ela somou 94.832 votos em todo o Estado.
Em Olímpia, recebeu 829 votos (2,83%). Em 2022, quando concorreu pelo PP, teve 991 votos na cidade. Neste ano, ela disputou pelo PL. Em Olímpia, tem o assessor Fernando Gaúcho.

Prioridades do novo mandato
Depois da vitória, Letícia afirmou que manterá como prioridade a representação do Vale do Paraíba, região onde nasceu, e a busca por investimentos. Citou a modernização da rodovia SP-50, a saúde e o apoio às famílias atípicas.
Na educação, ela quer ampliar o modelo de escolas cívico-militares. “Eu quero ver muitas escolas cívico-militares sendo entregues aqui para a nossa região. Eu acho que é um modelo de ensino que constrói um indivíduo muito melhor e muito mais capacitado para a sociedade”, disse.
A segurança pública também entrou na lista. Ela mencionou o trabalho das guardas municipais, da Polícia Militar e da Polícia Civil. “São cidades seguras, são cidades mais desenvolvidas e prósperas para as pessoas”, afirmou.
Letícia declarou ainda apoio a Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno contra Lula (PT).
Escola cívico-militar em Olímpia
A bandeira das escolas cívico-militares é antiga no mandato dela. Em 2025, Letícia afirmou que trabalha pela implantação de colégios militares desde 2015 e que é autora do projeto de lei que autoriza a criação de colégios públicos militares. Segundo ela, a lei das escolas cívico-militares foi sancionada ao lado do governador Tarcísio de Freitas.

Naquele ano, duas escolas estaduais de Olímpia, a Anita Costa Dona e a Wilquem Manoel Neves Doutor, foram selecionadas para adotar o modelo a partir do segundo semestre.
Em setembro, mães e representantes da comunidade escolar do Morada Verde reuniram 78 assinaturas num abaixo-assinado que pede o modelo para a escola do bairro. O assessor parlamentar dela, Fernando Gaúcho, afirmou que Letícia apoia a mobilização e trabalhará para que o governo estadual analise a solicitação.
Apoio à Guarda Civil Municipal
Na segurança, Letícia preside a Frente Parlamentar pela Valorização das Guardas Civis Municipais em São Paulo e é conhecida como madrinha das GCMs.

Em Olímpia, em março de 2025, ela anunciou R$ 100 mil em emenda parlamentar para uniformes padronizados e equipamentos operacionais da Guarda, a pedido do vereador Luciano Ferreira. Na ocasião, esteve na formatura de 62 agentes em curso de qualidade no atendimento ao cidadão e elogiou o projeto de armamento da corporação, que tramitava na Câmara.
Cidadã olimpiense
O vínculo com a cidade ganhou reconhecimento oficial em junho. Letícia recebeu o título de Cidadã Honorária Olimpiense, proposto pela vereadora Lucimara Batista e aprovado por unanimidade pela Câmara. A entrega ocorreu na noite de 25 de junho, no Thermas de Olímpia Resort, durante o Mulheres de Honra.

“Quando alguém que não é da cidade se torna cidadã de uma cidade, traz consigo muito compromisso”, disse a deputada na cerimônia.













