Nesta quinta-feira (16/9), a caravana da advocacia do Movimento 133, liderada pelo advogado criminalista Leonardo Sica, esteve em Olímpia para reunião com advogados, no Dat Badan Restaurante. Ele é pré-candidato às eleições da OAB-SP.

Leonardo Sica com Carlos Miguel Aidar

Em pauta, eleições OAB-SP, gargalos da assistência judiciária e a falta de suporte para a advocacia enfrentar a crise, restrições de mercado e as dificuldades de acesso à justiça diante do distanciamento do judiciário.

Ivo Aidar com Bibi e Leonardo Sica

Estiveram presentes olimpienses com banca advocatícia na capital paulista, como Carlos Miguel Aidar, Ivo Aidar, Sílvio Salata, e também advogados inclusive da região.

O orador, antes de Leonardo Sica, foi o radialista e advogado Silvio Roberto Bibi Mathias Neto, que lamentou que a OAB-SP não mais encabece movimentos populares e importantes para o País, deixando de se posicionar frente aos temas emergentes da sociedade brasileira, especialmente durante a pandemia.

Outros temas foram debatidos durante o encontro: reforma tributária, eleições remotas para eleições da OAB em todo o Brasil – atualmente apenas advogados de cinco estados (DF, SC, PR, RS e MA) podem votar remotamente.

Também esteve em pauta: modernização da OAB, inclusão de minorias ao exercício da advocacia; acesso à justiça e diversas demandas que afetam a profissão de advogados e a sociedade paulista.

Silvio Salata, Luiz Ricardo Salata e Leonardo Sica

O prefeito Fernando Cunha, após compromisso em São José do Rio Preto, passou para cumprimentar o advogado-visitante.

A ORATÓRIA DE BIBI E DISCURSO DE SICA

O radialista e advogado Silvio Roberto Bibi Mathias Neto fez o cerimonial de apresentação de Leonardo Sica, com críticas à atuação da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo, que não mais está presente nas principais questões em debate no País.

Na sequência foi o convidado Leonardo Sica fez as suas considerações. Acompanhe no vídeo abaixo:

QUEM É ELE

Leonardo Sica é pré-candidato à presidência da OAB de São Paulo. O advogado foi presidente da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e fundador do Movimento 133 (M133), criado com objetivo de lutar pela valorização da profissão de advogado.

O nome M133 é alusivo ao Artigo 133 da Constituição Federal, que trata do pleno exercício da advocacia. Em 2018, Sica ficou na 3ª colocação nas eleições da OAB-SP, com cerca de 30 mil votos em uma eleição com 45% de abstenção.