Os 5.390 alunos da Rede Municipal de Ensino que iniciarão o ano letivo de 2016 nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, trazem uma mistura de diversas emoções para as salas de aula.

Alguns ansiosos e empolgados pelo primeiro dia de aula, outros um pouco chateados pelo fim das férias. Seja para retornar à antiga escola ou conhecer uma nova, no primeiro dia, o aluno tem sempre aquele “frio na barriga”, seja para rever os amigos, conhecer uma nova turma ou novos professores.

O total de alunos é dividido em Ensino Fundamental, Educação Infantil (Pré-Escola e creches), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Comparado com o ano de 2015, as escolas municipais recebem um aumento de 3,17% no número de alunos que retornam, já que no mesmo mês do ano passado 5.224 alunos iniciavam o período letivo e agora o número de estudantes é de 5.390.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação da Estância Turística de Olímpia, a maioria dos alunos está matriculada no Ensino Fundamental, com 3.064 estudantes. Em sequência vêm os alunos da Educação Infantil e Pré-Escola – 1.147, as Creches com 1.093 alunos, EJA e AEE com 86 alunos.

Para atender aos alunos, a Secretária da Educação, Eliana Bertoncello Monteiro, aponta que o corpo docente do município será formado por aproximadamente 400 professores, e que também foram contratados professores auxiliares para a Educação Inclusiva.

“Também ampliamos a atuação dos professores de Educação Física esse ano para creches”, explica a Secretária, já que este ano a secretaria elaborou um projeto piloto para os professores de Educação Física, no qual os alunos do Maternal terão um especialista para desenvolver atividades de movimentos condizentes à faixa etária de dois e três anos.

Segundo a Secretaria da Educação, os alunos que iniciarão as aulas segunda-feira já receberão os materiais escolares. Os funcionários das escolas estão organizando e separando os kits a serem entregues aos alunos. “Os alunos deverão receber os materiais no primeiro dia de aula”, explica a Secretária.