A Estância Turística de Olímpia recebeu nesta semana o prêmio Prefeito Amigo da Criança, referente à gestão 2017/2020. A premiação, concedida pela Fundação Abrinq, reconhece os governantes locais que se dedicaram e cumpriram todas as etapas propostas ao longo dos quatro anos de gestão, alcançando as metas estipuladas pela Fundação Abrinq, conhecida por atuar em prol dos direitos da criança e do adolescente.

No total, 2.345 municípios brasileiros concorreram a premiação e somente 125 receberam o prêmio no país, desenvolvendo políticas voltadas às crianças e aos adolescentes e contribuindo para a melhoria de indicadores importantes para este público. No Estado de São Paulo, 15 municípios foram premiados, e na região somente Olímpia, Urupês e São José do Rio Preto.

O município de Olímpia participa da premiação desde 1997 e conquistou duas vezes o reconhecimento do selo Prefeito Amigo da Criança, na gestão 2009/2012 e agora, 2017/2020.

O programa evidenciou quatro pontos de destaque da atual gestão do prefeito Fernando Cunha, entre eles: aumento de 1,8 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com ensino superior, de 95,6%, em 2016, para 97,4%, em 2019; redução de 2,9 pontos na taxa de mortalidade infantil do município, de 17,2 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 14,3 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, em 2018; aumento de 120,9% nos recursos destinados ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente via dedução do imposto de renda de pessoas físicas, de R$ 51.886, em 2017, para R$ 114.629, em 2019; e aumento de 7,8 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche), de 46,7%, em 2016, para 54,5%, em 2019.

O prêmio, composto de faixa, troféu e placa, foi recebido pelo prefeito Fernando Cunha na manhã desta terça-feira, 21 de julho.

A premiação foi entregue pela vereadora Cristina Reale, que estava à frente da secretaria de Assistência Social durante a elaboração das propostas, pela atual secretária Jaqueline Menendes, e pelo chefe do setor de vigilância socioassistencial e Cadastro Único, Otávio Louzada.

“Agradeço a Fundação Abrinq pelo reconhecimento e incentivo para o cumprimento de ações que defendam os direitos das crianças e dos adolescentes. Ressalto que estamos apenas cumprindo o dever de todos os prefeitos. Quero agradecer todas as pessoas que participaram deste desafio e principalmente, pais, professores, educadores e parceiros que voluntariamente investem no futuro da nossa cidade. Saliento a importância destas ações realizadas na cidade. Esta experiência vem consolidar o trabalho da Secretaria Municipal de Assistência Social e do CMDCA que foi responsável pela análise de todas as ações cumpridas na promoção de programas de proteção básica e especial às crianças e adolescentes do município de Olímpia. Agradeço pelo apoio e exigência para a criação de políticas que dão prioridade absoluta a este segmento na defesa, promoção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes”, disse o prefeito Fernando Cunha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here