Desde o final de março, a Secretaria de Saúde de Olímpia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), está promovendo uma campanha de combate à tuberculose, hepatites virais e sífilis. O objetivo é identificar pacientes com sintomas respiratórios e orientar sobre a importância dos exames de diagnóstico precoce.

A iniciativa inclui orientações sobre o exame de escarro para suspeitas de tuberculose e destaca a importância do tratamento inicial. Os sintomas que devem levar à busca por consulta médica incluem febre acima de 38°C, principalmente no final do dia, suor noturno, tosse, falta de ar, cansaço, dor torácica e perda de peso.

A Secretaria de Saúde recomenda que pessoas com esses sintomas procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação.

Durante a campanha, profissionais do CTA estão realizando visitas às UBS para a busca ativa de casos e para fornecer orientações aos moradores sobre as doenças e os tratamentos disponíveis. Nos dias 6 e 13 passado, as ações ocorreram no Supermercado Proença e na Praça da Matriz.

A campanha continua nos próximos sábados nas UBS de Santa Ifigênia e Campo Belo, das 8h às 14h, onde serão oferecidos testes rápidos para HIV, sífilis e informações sobre tuberculose e hepatite C.

O tratamento é oferecido gratuitamente pelo CTA, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar que realiza visitas periódicas para monitorar a evolução de cada paciente.