A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia enviou comunicado à imprensa, através de nota, onde esclarece “pontos sobre o processo de denominação do novo trevo da Rodovia Assis Chateaubriand”, cujas obras foram anunciadas em junho de 2022. Segundo informações oficiais, a atual gestão, representada pelo “prefeito Fernando Cunha, já havia indicado que o viaduto deveria receber o nome de Renato Augusto Costa Neves, cidadão que doou terras para a construção do parque Thermas dos Laranjais e contribuiu para o desenvolvimento turístico local”.

A proposta de denominação foi comunicada à família do homenageado e foi objeto de ofício enviado ao então presidente da Alesp, o deputado estadual Carlão Pignatari, em setembro de 2022. Uma nova reiteração da solicitação foi realizada pelo prefeito Fernando Cunha na quarta-feira (04) durante uma agenda em São Paulo.

No entanto, na manhã desta quinta-feira (5), a imprensa local divulgou que o deputado estadual Itamar Borges, a pedido do ex-prefeito e ex-deputado federal Geninho Zuliani, protocolou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de SP para que o trevo receba o nome do Dr. Nilton Roberto Martinez, médico e figura pública reconhecida em Olímpia, além de pai do vice-prefeito, o médico Fábio Martinez.

Em nota, a Prefeitura destaca que, “apesar de considerar Dr. Nilton digno de homenagens, já que seu nome é atribuído ao Centro Cirúrgico da Santa Casa de Olímpia e há planos para futuras homenagens em grandes obras de saúde, expressa seu desconforto diante da situação criada pelo conflito de informações e da proposição feita sem alinhamento com as indicações previamente estabelecidas e comunicadas pelas autoridades municipais”.

A Prefeitura reforça que “continuará comprometida com sua proposta inicial de homenagear Renato Augusto Costa Neves e permanece trabalhando em projetos e obras que beneficiem os cidadãos olimpienses”.