Agora, sim. Finalmente, após quase três anos em que a pandemia do novo coronavírus atravancou a concretização da Guarda Civil Municipal (GCM) de Olímpia, na manhã deste sábado (3), 50 agentes, sendo 45 homens e 5 mulheres, participaram da cerimônia de formatura no Coreto da Praça Rui Barbosa e, agora, passam a atuar no patrulhamento local. Os guardas foram habilitados por meio de Concurso Público, em diversas etapas, sendo a última a capacitação promovida pela Academia de Campinas, considerada referência na formação, cujos representantes estiveram no evento. Filme do Diário e fotos Fábio Cross

O Diário transmitiu ‘ao vivo’ toda a cerimônia para as redes sociais. Foram momentos de emoção, entre eles até um pedido de casamento.

Na mesa principal, o prefeito da Estância Turística de Olímpia e paraninfo da turma, Fernando Augusto Cunha; o secretário de segurança de Campinas, Christiano Biggi; o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Fabrício Raimondo; o comandante da Guarda Municipal de Olímpia, Major Edson Rodrigues de Oliveira; o diretor da Academia da Guarda Municipal de Campinas, Vanderlei Trabuco, e o presidente da Câmara de Municipal, vereador José Roberto Pimenta.

Houve toda uma formalidade, entoação dos hinos, distinção dos três primeiros colocados, palavra do orador da turma, padrinhos e madrinhas colocaram os brevês de conclusão do curso, discursos dos que estavam na mesa, troca de comando e juramento da tropa. Você pode conferir na filmagem do Diário.

O curso, com duração de quatro meses e carga horária total de 620 horas, trabalhou eixos legais, técnicos e éticos, em 5 áreas de conhecimento: Instituições e Gestão Integrada de Segurança; Conduta Profissional, Hierarquia e Disciplina; Conhecimentos Jurídicos; Conhecimento do Espaço Urbano; e Instruções Específicas para atuação em ocorrências de trânsito, defesa civil, incêndios, conflitos e primeiros socorros, preparando com qualidade os agentes para a atuação em campo.

Os aprovados tomaram posse em março deste ano e, em seguida, iniciaram a formação. Neste mês, durante o Festival do Folclore, os guardas começaram a atuar de modo experimental, auxiliando a equipe de segurança do evento e em demais funções essenciais.

Agora, com a formatura, os agentes passam a atuar oficialmente no município, em conjunto com a Central de Videomonitoramento, forças locais de segurança, patrulhamento do trânsito, preservação do patrimônio, entre outras áreas, circulando pelos bairros da cidade, oferecendo mais agilidade e eficiência no trabalho preventivo para o bem estar da população. Para as atividades, a equipe conta com todos os equipamentos necessários, além do fardamento e das viaturas equipadas. São três veículos Renault Duster 2022 adquiridos com recursos próprios, além de dois veículos S10 do Programa Segurança no Campo, quatro motocicletas e dois cães.

Além disso, a Guarda Municipal ainda ganhará novo reforço no próximo mês. Isso porque a Câmara de Vereadores aprovou um pedido do prefeito Fernando Cunha para a criação de mais 12 vagas de agentes, que serão convocados neste mês de setembro, ampliando o efetivo local que terá, então, 62 Guardas Municipais, atuando nas ruas da cidade.