O mês de janeiro na Estância Turística de Olímpia é marcado pelas tradicionais chegadas das Companhias de Reis, em homenagem aos Três Reis Magos, cuja data é celebrada oficialmente no dia 6. A Capital Nacional do Folclore possui 13 companhias, existentes há mais de décadas, passando de geração para geração.

“As Folias de Reis são manifestações culturais populares muito difundidas no Brasil, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Elas procuram reproduzir a viagem mítica à cidade de Belém, local de nascimento de Jesus, que, segundo a tradição cristã, os reis magos – Gaspar, Melquior e Baltasar – teriam feito para adorar e presentear o menino com ouro, incenso e mirra”, explica o chefe do setor de projetos e atividades culturais da secretaria de Cultura, Esportes e Lazer de Olímpia, Célio José Franzin.

As Cias iniciam o ritual de peregrinação no mês de novembro. Percorrem casas, visitam devotos, levam suas bandeiras, cantam, dançam e arrecadam prendas. “Devotos que fazem promessas para os três reis magos e que recebem a graça, fazem questão de agradecer. Por isso, acolhem as companhias em suas casas e doam prendas. Essas prendas são utilizadas em janeiro, nas suas chegadas, nas suas festas”, completa Franzin.

As chegadas terão início neste sábado (6) e vão até o final do mês. No domingo, 07, a secretaria de Cultura está organizando uma missa, na Igreja Matriz de São João Batista, às 19 horas, com a participação das companhias de Olímpia.

A Capela de Santos Reis, localizada no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas Prof. José Sant’Anna, ficará aberta neste sábado, à disposição das companhias e fiéis.

Confira o calendário das Chegadas de Reis: