Seguindo com as atrações do 55º Festival do Folclore da Estância Turística de Olímpia, o Estado de Santa Catarina também marcará presença na edição deste ano. Com mais de 50 anos de tradição, a Associação Folclórica “Boi de Mamão do Pantanal” é quem representará o estado no evento.

O grupo é considerado um dos mais antigos da capital catarinense, Florianópolis, e já se apresentou em edições anteriores do Fefol, inclusive no ano passado. A associação retorna à Capital Nacional do Folclore para contar a tradicional história da morte e ressurreição do boi, um clássico da cultura de Santa Catarina, que conta personagens como a cabra, a bernúncia, o bode e a maricota.

Este é o segundo Estado do sul do país confirmado no Festival do Folclore de 2019. Na semana passada, a Comissão Organizadora anunciou três grupos gaúchos: o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Passo dos Tropeiros, da cidade de Rolante, que estreia este ano no palco do Festival; o “Trama Arte – Cia de Dança”, da cidade de Viamão, que também vem pela primeira vez a Olímpia; e o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Fagundes dos Reis, da cidade de Passo Fundo, que participou do Fefol de 2016.

O EVENTO

A Estância Turística de Olímpia, Terra de Águas Quentes e oficialmente reconhecida como Capital Nacional de Folclore, pela Lei Federal nº. 13.566/2017, realiza no mês agosto, mês do Folclore, sua festa maior, recebendo grupos de todas as regiões do Brasil, que mostram sua cultura por meio de músicas, danças, artesanato e culinária.

Com entrada gratuita, a 55ª edição comemora o Jubileu de Orquídea e será realizada de 03 a 11 de agosto, no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas “Professor José Sant’anna” (Recinto do Folclore), que leva o nome do idealizador do festival.

A grande atração do evento fica por conta das apresentações noturnas de palco de danças e manifestações folclóricas, que encantam o público da festa. Mas, aliado a isso, a programação inclui uma série de atividades como palestras, gincana e oficina de brinquedos tradicionais infantis, exposição de artesanato, culinária brasileira e desfile.

O Festival do Folclore de Olímpia é promovido pela Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e de Cultura, Esportes e Lazer, em parceria com associações culturais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here