O Museu de História e Folclore “Maria Olímpia” será sede na próxima semana, entre os dias 18 e 20 de maio, da Semana Nacional de Museus. Essa será a primeira vez que a Estância Turística de Olímpia participará do evento.

Esta será a 15ª edição do evento, que ocorrerá de 15 a 21 de maio, sob a coordenação do Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. O tema desta edição, sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) será “Museus e histórias controversas – dizer o indizível em museus”.

Cartaz-Semana-do-MuseuDurante os três dias, a Semana de Museus terá participação de grupos folclóricos e músicos, que farão suas apresentações, além de artistas plásticos com exposição de artes.

“A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar seu Dia Internacional, 18 de maio, quando unidades brasileiras, convidadas pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data”, explicou Rosely Mayse Seno, arquiteta e especialista em Patrimônio Cultural Arquitetônico.

O objetivo do projeto é chamar a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM. Além disso, promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros e aumentar o público visitante.

No dia 18, serão realizadas as apresentações do Grupo Folclórico Terno de Moçambique São Benedito; Música clássica com o professor e regente Emerson Costa; “O verso, a prosa, o canto e o encanto” com o músico, poeta e professor Wadão e a dupla Marcos Paulo e Zé Pereira.

Já no dia 19, a programação será com o Grupo Parafolclórico Frutos da Terra, Grupo Parafolclórico Godap e a dupla Marcos Paulo e Zé Pereira. E no dia 20, para encerrar a semana, as apresentações serão do Grupo Folclórico Terno de Congada Chapéus de Fita, Grupo Folclórico Folia de Reis Filhos de Maria e os músicos da ABECAO – Associação Beneficente Cultural e Assistencial de Olímpia.

A Semana do Museu será realizada todos os dias das 18h às 21h.