A partir desta segunda-feira (16) e até o próximo dia 3, a Tereos lança mais uma edição do Projeto Pescar, voltado para jovens de 16 a 21 anos que estejam cursando, no mínimo, o 7º ano do Ensino Fundamental ou ter concluído o Ensino Médio, e que seja, oriundos de famílias cuja renda familiar ‘per capita’ não supere meio salário mínimo. Clique aqui e inscreva-se!

O curso aplicado será o de Iniciação Profissional em Processos Agroindustriais, com início em agosto deste ano e término em julho do ano que vem, sempre das 8h às 12h30. Os jovens devem ter endereço fixo, referência familiar, e que estejam enfrentando dificuldades de acesso a outro tipo de iniciativa profissional. E, claro, sejam interessados em aprender para ingressar no mercado de trabalho futuramente.

BOLSA AUXÍLIO E TRANSPORTE

Os jovens do Projeto Pescar da unidade Tereos são cotistas por isso recebem uma bolsa auxílio e alguns benefícios da empresa: Ticket Alimentação, Plano de Saúde (caso o jovem queira aderir) e Plano Odontológico. Também recebem Uniforme, Mochila e alguns materiais de papelaria.

As atividades, depois de dois anos sendo realizadas totalmente remota/online por conta da pandemia, voltarão a serem presenciais das 8h às 13h na unidade Cruz Alta, de Olímpia, e a empresa disponibiliza o fretado para os jovens.

O QUE É

O projeto pescar é um projeto social que existe a 45 anos. Um empresário lá do Rio Grande do Sul abriu as portas de sua empresa para dar oportunidades a jovens em situação de vulnerabilidade a aprenderem a “trabalhar”, inspirado em um provérbio chinês “Se queres matar a fome de alguém dá-lhe um peixe. Mas se queres que este nunca mais passe fome ensine-o a pescar” e é exatamente esse o objetivo desse projeto, ensinar os jovens a adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes para transformar seu futuro.

DESDE 2013, 170 JOVENS DA REGIÃO

Existem diversas unidades do projeto pescar em todo o Brasil e já formaram mais de 35 mil jovens. Na Tereos o projeto existe desde 2013 e já formou 170 jovens da região. A questão sobre efetivação tudo depende do perfil e das vagas disponíveis dentro da organização, mas tem muitos jovens egressos do Pescar que trabalham atualmente na Tereos ou em outras empresas, pois o jovem pescar é preparado para ter um diferencial. Competências Comportamentais que hoje é muito valorizada e procurada no mercado de trabalho.

AS ATIVIDADES DO PESCAR

O Programa Social Pescar possui um cronograma de atividades que vão desde o momento em que o jovem inicia o curso, até o acompanhamento após a conclusão do mesmo. Tudo isso envolvendo atividades teóricas e práticas, vivências, eventos e a certificação.

Todo o percurso do curso é focado para que o jovem transmita pela iniciação profissional, desenvolvimento pessoal e cidadão, podendo assim, ajudar o jovem a reconhecer as suas habilidades para aplicá-las dentro e fora do mundo do trabalho.

Ao longo do programa busca-se desenvolver no jovem sete competências que irão auxiliar no seu desenvolvimento, são estas: Ser Protagonista; Ser Responsável e Comprometido; Compreender Contextos e Comunicar-se; Ser Democrático, Ético e Cidadão; Resolver Situações-Problema; Trabalhar e Produzir em Equipe e Aprender a Aprender.