Das 10.071 declarações do Imposto de Renda esperadas somente do município de Olímpia, apenas 7.226 foram entregues até hoje (19), segundo informou a Delegacia da Receita Federal em São José do Rio Preto, a pedido do Diário. Saiba como preencher aqui.

Dos 72 municípios abrangidos pela Receita na região, com sede em Rio Preto, até ontem foram entregues 202.006 declarações, contra as 298 mil esperadas. Somente da cidade-sede da Delegacia da Receita, Rio Preto, até ontem foram entregues 70.212 declarações contra as 115 mil aguardadas.

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda foi prorrogado para o dia 31 deste mês, bem como o recolhimento da primeira ou cota única, e ainda destinar parte do valor aos fundos da criança e do idoso.

Por isso, segundo a Delegacia da Receita de Rio Preto, os contadores tem um papel importantíssimo na Destinação Solidária, pois podem motivar, conscientizar, seus clientes a destinarem parte do Imposto de Renda através da Declaração.

É possível destinar, através da Declaração do Imposto de Renda (modelo completo), até 3% do Imposto devido pra o FMDCA (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e até mais 3% para o FMDI (Fundo Municipal dos Direitos dos Idosos).

Quem tem imposto a pagar, vai pagar menos e quem tem restituição terá sua restituição aumentada no mesmo valor da destinação. É uma renúncia fiscal do Governo Federal que permite que parte do Imposto de Renda seja destinado para o FMDCA e FMDI.

A destinação é fácil, segura,  e é efetuada através da ficha “Doações Diretamente na Declaração” da Declaração do Imposto de Renda.

Depois da Declaração (modelo completo) estar totalmente preenchida, o programa calcula os valores possíveis de serem destinados e emite os DARF para recolhimento na rede bancária até 31/maio/2021. 

Destinando parte do seu Imposto de Renda ao FMDCA e FMDI o contribuinte proporcionará uma melhor qualidade de vida para as crianças, adolescentes e idosos de sua cidade. Em Olímpia, diversas instituições podem receber essa destinação, basta consultar o contador de confiança.