As Escolas Estaduais Reis Neves e Maria Ubaldina de Olímpia fazem parte do novo anúncio do governo do Estado de São Paulo para o Programa de Ensino Integral (PEI) para o ano que vem. A expansão teve o trabalho do deputado federal Geninho Zuliani (DEM-SP), e foi anunciado em suas redes sociais nesta segunda-feira (19).

A estimativa do Palácio dos Bandeirantes é que 387,3 mil novos estudantes sejam atendidos pelo programa a partir de 2022. O investimento total para a expansão será de R$ 800 milhões no ano, segundo o secretário estadual de Educação Rossieli Soares.

Atualmente, o Estado de SP conta com 1.077 escolas em tempo integral em 309 cidades, segundo a Secretaria Estadual de Educação.

De acordo com a pasta, o número de PEIs está sendo quintuplicado, em comparação a 2018, onde o programa estava presente em 364 unidades escolares do Estado.

O crescimento da oferta de vagas no ensino integral do estado vai exigir contratação de novos professores, de acordo com o secretário.

“Nós já temos uma previsão de contratação de novos professores, não só por este projeto, mas por outros que a gente está fazendo, como o novo ensino médio, obviamente aqui também a ampliação de tempo integral, mas isso tudo dentro dos percentuais e respeitando o limite que temos. Nós hoje vamos, com essas escolas que nós temos aqui, saltar pra 25% das matrículas, que é a meta prevista no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação, que são 834 mil e nós vamos pra 1885 escolas das 5 mil escolas”, declarou Soares.

O destaque para esses novos lotes de escolas em tempo integral são oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis, que passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas, segundo o governo paulista.

Rossieli Soares afirmou que a expansão do ensino integral também vai auxiliar na reposição de conteúdo e aulas perdidas durante a pandemia pelos estudantes contemplados.