Durante entrevista ao Diário de Olímpia, o candidato a prefeito Geninho Zuliani (União Brasil) detalhou suas propostas para a educação, colocando a área como uma prioridade de seu governo. Zuliani destacou que pretende focar em três frentes principais: melhoria da infraestrutura das escolas, valorização dos professores e inovação no ensino. E mostrou, sem revelar o conteúdo, um estudo que fez especificamente sobre a Educação de Olímpia.

Infraestrutura e ambiente escolar – Zuliani ressaltou a importância de oferecer um ambiente acolhedor e bem estruturado para os alunos. “Precisamos de prédios públicos decentes para que as crianças sintam-se num ambiente confortável”, afirmou o candidato. Ele ainda enfatizou que escolas bem cuidadas e equipadas são essenciais para despertar nos alunos o desejo de aprender e permanecer em sala de aula.

Merenda escolar e apoio nutricional – O candidato chamou atenção para a necessidade de garantir que a merenda escolar tenha qualidade, principalmente para alunos de baixa renda. “Muitos que frequentam as escolas, às vezes, têm na merenda a única refeição do dia. A alimentação escolar deve ser uma prioridade”, disse Zuliani, reforçando seu compromisso em melhorar a oferta alimentar nas unidades escolares.

Valorização dos professores – Um dos compromissos centrais de Geninho Zuliani é a valorização dos professores por meio da implementação de um novo plano de cargos, carreiras e salários. Segundo o candidato, a medida será efetivada no primeiro semestre de seu mandato. “Vamos validar esse plano para termos professores motivados e participando ativamente do modelo educacional que planejamos para o próximo ano”, declarou. Ele ressaltou a importância de manter os docentes estimulados para garantir a qualidade do ensino.

Atividades extracurriculares e ensino integral – Geninho Zuliani também destacou a necessidade de pensar a educação “fora da casinha”, com propostas inovadoras. Ele defendeu a ampliação do período integral nas escolas, garantindo que os alunos tenham acesso a atividades que estimulem sua formação integral, como robótica, empreendedorismo, educação financeira e interação tecnológica. “Nós precisamos ter atividades no contraturno que façam as crianças voltarem para casa melhores do que saíram”, afirmou o candidato, mostrando sua intenção de ampliar as opções educacionais além do currículo básico.

Participação da comunidade – Zuliani frisou a importância da integração entre escola e família, destacando que o envolvimento dos pais nas atividades escolares é essencial para o sucesso do aluno. Ele acredita que a participação ativa da comunidade, através de eventos como festas escolares, encontros e reuniões, é fundamental para criar um ambiente de colaboração e apoio mútuo. “Se a família não estiver dentro da escola, participando, não conseguimos ter uma escola de qualidade”, ressaltou​.

Resultados anteriores e planos futuros – Zuliani relembrou os avanços em educação durante seu mandato anterior, quando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Olímpia saltou de 4 para 6 pontos. Ele apontou, no entanto, que nos últimos anos houve uma estagnação no crescimento desse indicador. “Gasta-se mais, mas os resultados diminuíram. Precisamos reverter isso”, comentou, propondo mudanças significativas para melhorar a eficiência dos investimentos públicos em educação​.