No próximo domingo (6) 41.681 eleitores de Olímpia irão às urnas para eleger o novo prefeito e 13 vereadores, três a mais em relação às últimas eleições. Em uma ação conjunta, o Diário de Olímpia, o Olímpia 24 Horas e o radialista João Baraldi, juntamente com seu filho, o psicólogo Sandro Baraldi, irão acompanhar e divulgar a apuração dos votos em tempo real, inclusive de municípios da Comarca. Os resultados, fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), serão atualizados continuamente nos portais e redes sociais.
Além disso, o Diário de Olímpia transmitirá ao vivo no Facebook e YouTube, com reportagens mostrando a movimentação nas seções eleitorais, entrevistas com eleitores, com a juíza Maria Heloísa e a promotora Maria Cristina, além de candidatos. Da mesma forma, o portal Olímpia 24 Horas transmitirá em seu perfil do Facebook.
A cobertura ao vivo incluirá a chegada das urnas ao Cartório Eleitoral. A transmissão será conduzida pelo jornalista Julião Pitbull, nos perfis do Diário e do Olímpia 24 Horas.
Um dos ícones do Rádio de Olímpia, João Baraldi, também comentará e passará as suas experiências e comentários sobre as eleições deste ano em Olímpia; e, também, o seu filho, Sandro Baraldi, que é psicólogo, trará as suas reflexões sobre este momento histórico.
Eleitorado e Candidatos de Olímpia
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou uma queda no número de eleitores de Olímpia em relação a 2022: de 43.594 para 41.681 em 2024. No pleito anterior, 24,64% dos eleitores (10.743) não compareceram às urnas, o que reflete uma abstenção significativa.

Entre os eleitores aptos a votar em 2024, 52,09% são mulheres (21.710) e 47,91% são homens (19.970). A biometria está presente em 91,28% dos eleitores (38.045), enquanto 8,72% (3.636) ainda não utilizam o sistema. Apenas 19 eleitores utilizam nome social, e 233 possuem algum tipo de deficiência. A maioria do eleitorado possui ensino médio completo (35,06%), seguido por ensino fundamental incompleto (21,66%) e ensino superior completo (16,70%).
Prefeito e vice-prefeito

- Geninho (Eugenio José Zuliani), pelo União Brasil, com o vice Dr. Marcio Iquegami.
- Márcio Ramos (Márcio José Ramos), pelo Partido dos Trabalhadores (PT), com a vice Luzia Contim.
- Sargento Tarcísio (Tarcísio Cândido de Aguiar), pelo Partido Liberal (PL), com o vice Dr. Marcio Diniz.
- Zaccarelli (Luiz Alberto Zaccarelli), pelo Partido Social Democrático (PSD), com a vice Cristina Reale.
Candidatos a vereador
Além das candidaturas para o Executivo, pela lista oficial 155 candidatos disputam as cadeiras na Câmara Municipal. A lista inclui representantes de diferentes partidos e federações.
Candidatos impugnados pela Justiça Eleitoral ainda aparecerão nas urnas, mas não serão computados, sendo considerados nulos. Excepcionalmente, havendo recursos, poderão ser julgados após o dia 6.
Lembrando que, casualmente, se houver candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral, ela ainda aparecerá na urna, mas não serão válidos, exceto se, ainda após o pleito, a última instância julgar o contrário.