Uma comissão composta pelo ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito Geninho Zuliani (União Brasil), e pelos deputados federais Luiz Carlos Motta (PL/SP) e Fernando Marangoni (União Brasil/SP), encontrou-se ontem, terça-feira (23), com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em Brasília. O objetivo da reunião foi o de solicitar a “aceleração do processo licitatório para a construção de um aeroporto internacional em Olímpia”, segundo nota da assessoria.

O projeto, que já conta com R$ 104 milhões garantidos pelo Orçamento da União, dispõe de área adquirida pela Prefeitura, projetos desenvolvidos e outorga da Infraero. Está incluso também no plano de investimentos do ministério, levantando preocupações sobre possíveis atrasos se não for licitado em 2024.

Durante a audiência, Costa Filho propôs uma reunião com a diretoria da Infraero para discutir a gestão do aeroporto pelo órgão, visando agilizar o processo licitatório. A reunião está marcada esta quarta-feira (24) com Eduardo Gonzaga da Silva, diretor de Operações e Serviços Técnicos da Infraero. Até o momento, não foi divulgado o resultado desse encontro.

Como amplamente divulgado pelo Diário, o projeto executivo do aeroporto proposto terá uma pista de 2.100 metros de comprimento por 45 metros de largura, com possibilidade de expansão para 2.500 metros. A estimativa é que a infraestrutura atenda cerca de 1 milhão de passageiros por ano e possa receber grandes aeronaves de carga. O projeto prevê um pátio que pode acomodar até seis aeronaves do tipo Boeing ou Airbus.