A Justiça Eleitoral da 080ª Zona Eleitoral de Olímpia decidiu pela suspensão da divulgação de uma pesquisa eleitoral, registrada sob o número SP-08380/2024, a pedido do candidato à prefeitura Eugênio José Zuliani, o Geninho (União).

A decisão, assinada pela juíza eleitoral Maria Heloísa Nogueira Ribeiro Machado Soares, acatou a argumentação de Zuliani, que apontou “inconsistências no processo de amostragem, questionário utilizado e credibilidade das empresas responsáveis pela pesquisa, AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda e Master Pesquisas Ltda”.

No pedido, o representante questionou “a utilização de dados do Censo de 2010, a veracidade dos resultados divulgados e o baixo custo declarado para a realização do levantamento”. Além disso, o Ministério Público Eleitoral se manifestou, sugerindo a “inclusão expressa do plano de amostragem com base no Censo de 2010”.

Na decisão, a juíza afirmou que, embora o registro da pesquisa tenha seguido os requisitos formais, ainda pairam dúvidas sobre a “credibilidade e segurança da presente pesquisa”, uma vez que a empresa AR7 Pesquisas foi recentemente fundada e já enfrenta representações por fraudes em outras localidades, incluindo uma condenação em uma cidade vizinha.

Com base nessas informações, foi deferida a suspensão imediata da divulgação dos resultados da pesquisa, sob pena de multa diária em caso de descumprimento.

Os responsáveis pelas empresas foram notificados e terão um prazo de 48 horas para apresentarem defesa e fornecerem acesso ao sistema de controle e verificação de dados solicitados pela parte autora.

A íntegra da decisão