A Estância Turística de Olímpia se prepara para as eleições municipais deste domingo, 6 de outubro, com a instalação de 218 urnas eletrônicas em seções eleitorais espalhadas pela cidade (confira aqui os locais). Ao Diário, recentemente, a juíza eleitoral Maria Heloísa Nogueira Ribeiro Machado Soares explicou que, além das urnas destinadas às seções, outras 22 estão disponíveis para substituição em caso de necessidade. “Cada urna foi testada e lacrada para garantir que o sistema funcione corretamente no dia da votação”, detalhou a juíza.
Maria Heloísa destacou a importância da segurança e da transparência no processo eleitoral, afirmando que o evento é aberto ao público e aos partidos para que todos possam acompanhar as medidas adotadas para garantir a lisura da votação. “Nossa meta é assegurar que o eleitor vote com confiança e tranquilidade, ciente de que o processo está protegido de qualquer interferência externa”, afirmou a juíza.
A votação terá início às 8h e seguirá até as 17h, com os mesários se apresentando às 7h para preparar as seções eleitorais.
Santinhos jogados próximos às seções
A juíza também reforçou a necessidade de respeito às normas eleitorais no dia da eleição. “É proibida qualquer forma de campanha, como distribuição de materiais ou ações que possam influenciar os eleitores nas proximidades das seções”, alertou Maria Heloísa. A Justiça Eleitoral já orientou partidos e candidatos em reuniões anteriores, pedindo que as campanhas sejam encerradas nos prazos previstos por lei. “Esperamos que prevaleça o respeito ao processo democrático”, completou.
Por sua vez, a promotora eleitoral Maria Cristina Geraldes Fochi Reis revela o plano de contingência preparado pela Justiça Eleitoral. “Caso haja falhas nas urnas eletrônicas, temos cédulas de papel disponíveis para garantir que a votação não seja interrompida”, afirmou.
Ambas as representantes da Justiça Eleitoral destacaram a segurança do sistema de urnas eletrônicas, que operam de forma independente, sem conexão à internet, e contam com bateria interna para evitar problemas em caso de queda de energia.
O que levar
No dia da eleição, não é obrigatório levar o título, que pode ser substituído pela versão digital, o e-Título.
O documento deve estar em situação regular. Quem estiver com a inscrição eleitoral cancelada ou suspensa, não terá o título na lista da seção eleitoral.
Na seção, será exigida somente a apresentação de documento oficial com foto, entre os quais, o e-Título, a carteira de identidade, o passaporte, a carteira profissional reconhecida por lei, o certificado de reservista, a carteira de trabalho ou a carteira nacional de habilitação (CNH).
A Justiça Eleitoral explica que os documentos serão aceitos mesmo com a data de validade expirada, desde que seja possível comprovar a identidade do eleitor.