Durante as entrevistas realizadas pelo Diário com os candidatos à prefeitura de Olímpia, os temas de cultura, esportes e lazer estiveram em destaque. Neste caso, o candidato do União, Geninho Zuliani, apresentou planos de fortalecimento do tradicional Festival do Folclore, e anunciou, em primeira mão, o retorno do Olímpia Rodeio Festival (Festa do Peão).
Geninho Zuliani ressaltou a importância de fortalecer o Festival Nacional do Folclore, que ele classificou como um dos principais símbolos culturais de Olímpia. “O festival completou agora 60 anos, e todos que moram em Olímpia têm algum envolvimento com ele. Nossa meta é divulgá-lo mais e torná-lo parte permanente do calendário turístico e cultural do Brasil”, afirmou o candidato.
Ele destacou a necessidade de valorizar os grupos folclóricos tradicionais, como as folias de reis e os grupos de viola, propondo um apoio permanente. “Esses grupos precisam de recursos para confecção de vestuário, ensaios e um ponto de encontro durante todo o ano”, disse.
Além do festival, Geninho Zuliani pretende ampliar a oferta de cultura para os jovens por meio de programas de aprendizado de música, teatro e outras atividades culturais. “A cultura precisa estar nas escolas. É preciso oferecer aos jovens oportunidades de aprendizado, como aulas de violão e teatro, para formar uma geração que se aproprie do nosso patrimônio cultural”, enfatizou.
A volta do Rodeio
Geninho também revelou, em primeira mão, a volta do Olímpia Rodeio Festival, que, segundo ele, marcou gerações na cidade. Ele destacou que o Recinto de Folclore deve ser utilizado durante o ano todo para eventos como rodeios, exposições e shows.
“Queremos transformar o Recinto do Folclore em uma grande arena de convenções e entretenimento, e uma das ideias é cobrir parte do espaço para que possamos utilizá-lo em diversas ocasiões”, revelou.