Chegou o momento da eleição democrática brasileira para Presidente da República, Governador, Deputado Federal e Estadual, e Senador. Confira agora onde votar em Olímpia, Guaraci, Severínia e Altair, área do 80º Cartório Eleitoral. VEJA ABAIXO.

A Escola Dona Benta, que fica no Bairro Morada Verde e tem três seções, está passando por reformas. As seções foram transferidas, apenas nesta eleição, para a Escola Thiago Felício de Santana, no bairro Campo Belo.

Nesta eleição, ao digitar o número do candidato, o eleitor notará que a urna eletrônica exibirá uma mensagem rápida, de cerca de 1 segundo, solicitando que ele confira o voto. A finalidade desse tempo de espera de 1 segundo é evitar que o eleitor aperte o botão verde (botão de confirmação do voto) antes de ver os dados e a foto do candidato.

Há um vídeo de desinformação sobre esse assunto circulando em grupos de WhatsApp e redes sociais.

Trata-se de novidade que evitará as reclamações de eleitores que alegavam não ver a foto do candidato, situação que podia ocorrer quando, nas eleições passadas, se digitava o número do candidato e o botão confirma em sequência sem intervalos e olhando apenas para o teclado.

O eleitor pode levar apenas o celular com o aplicativo e-Título se estiver com a biometria em dia com a Justiça Eleitoral. Se a sua foto não estiver aparecendo no aplicativo, ele não poderá ser usado para liberar o acesso à urna.

Mesmo que não tenha foto, o aplicativo ajuda a encontrar o local de votação rapidamente, assim como a versão em papel.

Para o voto, o TSE exige a apresentação de um documento com foto, o que, além do e-Título, inclui carteira de identidade, identidade social, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação, passaporte ou equivalente, carteira de categoria profissional reconhecida por lei ou certificado de reservista.

LOCAIS DE VOTAÇÃO