A primeira sessão ordinária do ano, ontem, segunda-feira (1º), marcou a estreia da primeira transmissão digital pela internet da sessão solene que contou, além de significativa presença de autoridades, lideranças e público, do Coral da Igreja Assembleia de Deus, ministério Belém. Da extensa pauta, os vereadores aprovaram o tão debatido e esperado Código de Obras e de Postura.

24775117155_8d0a49e94d_k

Os vereadores usaram, pela primeira vez, os tablets com todas as informações da sessão, dentro do programa de modernização da Câmara implementada por seu presidente Luiz Salata(PP) com objetivo de eliminar o uso de papéis e o consequente lixo poluidor que geram. Salata comentou, ao abrir o ano legislativo, que “de maneira inédita, a transmissão das imagens passa a ser digital, com duas câmeras especialmente adquiridas para isso”.

24657277552_81dbe7a328_k

Na abertura da sessão, houve a apresentação do coral da Igreja Assembleia de Deus com hinos de louvores chamado de Cantata que, a cada ano, é renovada com novo tema. Também ocorreu apresentação de datashow, coreografias e entoação de crianças.

24775173505_f23a29b4ce_k

Abriu-se efetivamente o trabalho com sete projetos em deliberação encaminhados a comissão de Justiça e Redação com destaque para três projetos: o Plano Diretor de Turismo (Executivo); ampliação das bolsas da União Estudantil de Olimpia para atender pessoas dos cursos técnicos (Marcos Santos, PSC) e da concessão da medalha Rothschild Mathias Netto à cidadã Suely Vergamine Serrano (Cristina Reale, PR).

24147004464_2cf648910d_k

Onze projetos foram examinados e votados, todos aprovados com maior ou menor debate ou algum grau de aprovação. Houve uma interrupção da sessão por cerca de cinco minutos para entendimento da bancada sobre o projeto de Código de Postura que gerou grandes debates. Ao final, foi aprovado com o Código de Obras.

24775242545_1fd7693de1_k

Três oradores se habilitaram para fazer uso da palavra, entre eles o presidente da Associação Comercial de Olimpia, Flávio Vedovato Arantes, que fez um balanço das atividades do final do ano da ACIO com a distribuição de muitos prêmios; e também o protetor dos animais Lucas Dos Santos Nascimento, que fez um balanço das atividades da patrulha dos animais junto ao prefeito e ao vereador Luiz Salata destacando a meta do mutirão de castração “que vai resultar num salto de qualidade na esterilização dos animais”.

24148210853_39be0e88bd_k

Por fim, o coral da Igreja Evangélica Assembléia de Deus fez mais uma apresentação com uma oração especial dirigida pelo pastor Mateus Henrique da Silva Costa para todos os vereadores e o público presente.