Realizou-se na sala de reuniões da Câmara, sob a presidência do vereador Luiz Salata (PP), um encontro para traçar metas e diretrizes para 2016 sobre proteção animal  com o objetivo de eliminar os maus tratos contra animais na Estância Turística de Olímpia. Estiveram presentes voluntários ligados aos movimento de proteção dos animais, saúde e qualidade de vida de animais. Texto Fausto José de Macedo / Fotos Hélio Garcia

Entre os presentes estiveram os seguintes voluntários: Sueli de Carvalho – Diretora da ONG Miau, Rogerio Furlaneto Pereira, Kelly Galleni Melotti, Aparecida Lemos Furlaneto, Danielle Sablewski, Claudia Gasparetto, Vanessa Claudia Ventola, Gislaine Beati Alonso, Maria Lucia Beati Alonso, Adriana Sangali, Katia Cristina Araújo Pimenta Gomes, Jessica Cruz Heck, Vanti Cristiane Rueggers e Graciana Ruis Pasquotto.

Na reunião, foram apresentadas as leis propostas pelo presidente Salata e já sancionadas pelo prefeito Geninho com  prática em nosso município. Luiz Salata destacou que “pela ordem de importância as medidas referentes as multas e penalidades contra pessoas que praticarem maus tratos contra animais e o programa de castração de cães e gatos apoiado pela prefeitura são as duas medidas mais importantes”.

Com as mídias sociais, principalmente  o Twitter e o Facebook, cresceu o número de voluntários que se reúnem para praticarem ações visando a proteção de animais que antes dependiam de entidades como Associações Internacionais de Proteção aos Animais um pouco distantes da população.

Desta forma, o grande interesse despertado em Olímpia por pessoas inconformadas com atrocidades cometidas contra filhotes recém nascidos ou o  que recentemente ocorreu na vizinha São José do Rio Preto com ato cruel cometido contra um cachorro por uma funcionária dos Correios que levou a morte do animal e teve grande repercussão na região.

A lei de proteção dos animais aprovada em maio de 2015

Desde maio do ano passado foi aprovada uma lei de proteção aos animais de pequeno e grande porte, prevendo inclusive a castração gratuita em veterinários conveniados com a Prefeitura ou o reembolso pelos não conveniados.

O projeto foi apresentado pelo presidente da Câmara Salata, e aprovado em primeira votação na sessão do dia 4 de maio de 2015 e na sessão ordinária do dia 25 de maio de 2015 em segunda e em votação final.

24462105095_60c741ece2_k

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores e acompanhada pelos representantes e parceiros da ONG Miau, incluindo sua presidente Suely Aparecida de Carvalho. Ela fez uso da palavra ao final da reunião de aprovação para falar sobre a Importância da lei e dos cuidados aos animais e foi ovacionada por todos os vereadores.