O deputado federal olimpiense Geninho Zuliani (DEM-SP), relator da medida provisória que tramita na Câmara sobre as vacinas contra a Covid-19, falou ‘ao vivo’ no G1 na manhã desta quinta-feira (10) que “a melhor vacina é aquela que tem a eficiência e eficácia para imunizar todos os brasileiros”. Com G1 e Congresso em Foco

O Diário de Olímpia publicou ontem matéria completa sobre esse assunto. E traz, agora, a entrevista completa concedida ao G1.

A medida provisória quer obrigar o governo a comprar vacinas aprovadas pela Anvisa.

A MP libera R$ 2,5 bilhões para para o Ministério da Saúde e assegura a entrada do Brasil no projeto Covax Facility, uma aliança internacional que pretende garantir o acesso dos países a uma vacina contra o coronavírus.

O parecer do deputado é favorável ao texto do governo e defende que o projeto Covax não seja a principal via de acesso do Brasil às vacinas contra a covid-19.

“No caso do Brasil, que conseguiu celebrar acordos diretamente com laboratórios produtores, de forma bilateral, o Covax deve ser encarado como um caminho alternativo, um instrumento subsidiário, uma espécie de seguro, que pode ou não ser utilizado para a ampliação de acesso e obtenção de um número de doses”, diz o texto.

Segundo o relator, “a participação brasileira no Covax Facility não exclui o acesso a vacinas por outros instrumentos, como acordos bilaterais, ou contratação com fornecedores e laboratórios”.

Geninho destacou ainda que, apesar de integrar o consórcio, o Brasil não é obrigado a comprar a vacina dele resultante.

Deputado Geninho Zuliani no G1 (Reprodução)

“A compra de vacinas também é opcional, não tendo o Brasil firmado compromisso de adquirir quaisquer volumes pré-definidos de doses. Assim, caso não haja interesse do País em comprar os produtos no âmbito do acordo, não haverá qualquer sanção”, diz.

O Covax Facility é administrado pela Gavi Alliance, uma iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates. A parceria público-privada é responsável pela distribuição de vacinas nas áreas mais pobres do mundo. Entre 2000 e 2010, a Gavi Alliance contribuiu com a imunização de 288 milhões de crianças contra doenças como difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, febre amarela e poliomielite. Atualmente, nove vacinas estão sendo desenvolvidas pelo consórcio.

A ÍNTEGRA DO PARECER DE GENINHO