Na madrugada deste domingo (25), um incêndio em uma reserva ambiental localizada na estrada vicinal João Carlos Rosa, em Cajobi, mobilizou a Guarda Civil Municipal (GCM) e os bombeiros da Usina Tietê. Segundo o boletim de ocorrência registrado no Plantão Policial de Barretos, o fogo começou próximo à margem de um rio e rapidamente se alastrou pela mata.
De acordo com depoimentos de guardas municipais, um popular relatou ter visto um homem colocando fogo na vegetação. Ao chegar ao local, os agentes visualizaram o fogo se espalhando e encontraram um indivíduo próximo a uma cerca, a cerca de vinte metros do rio. O investigado, um aposentado de 72 anos, admitiu ter iniciado o fogo ao queimar galhos secos. Ele relatou que também havia queimado outros galhos em áreas próximas.
Para combater as chamas, foi necessário o uso de dois caminhões-pipa. Além disso, o trânsito na vicinal que liga Cajobi a Embaúba foi interditado temporariamente para facilitar o trabalho dos bombeiros e garantir a segurança da população. O local do incêndio, conforme registrado, não havia sido atingido por um incêndio anterior que ocorreu na região.
Após os procedimentos de combate ao fogo e avaliação do local, o investigado foi conduzido ao Plantão Policial, onde prestou depoimento. A ocorrência foi registrada como crime de incêndio, conforme o artigo 250 do Código Penal, e será encaminhada para a Delegacia de Polícia de Cajobi para as investigações necessárias.
As autoridades não relataram vítimas fatais ou danos a propriedades particulares além da área de preservação ambiental atingida. O caso segue em investigação.