DO DIÁRIO — Guaraci receberá a primeira unidade industrial da Tello, empresa brasileira formada pela união de cinco grandes grupos do agronegócio: Amaggi, Tecnobeef, Coopercitrus, Souza & Lucas e Viola.

Com área de mais de 170 mil m², o complexo abrigará fábrica, centro de pesquisa e desenvolvimento de novos produtos voltados à agricultura sustentável.

A Tello foi criada em 2024 com a proposta de atuar na produção de fertilizantes biointeligentes, fabricados a partir de matéria orgânica com uso de tecnologia de ponta. A primeira linha de produção, voltada à fabricação de fertilizantes farelados, será inaugurada em breve na Fazenda São Francisco, zona rural de Guaraci.

Segundo o prefeito Renato Azeda, a chegada da empresa representa um avanço significativo para o município. “É uma grande conquista. Além da geração de empregos, teremos o aumento da arrecadação por meio do ICMS gerado pela produção local. Já estamos nos antecipando com cursos de capacitação para preparar a população para as novas oportunidades”, afirmou.

Capacitação e Vagas Abertas

A Prefeitura de Guaraci já promoveu formações voltadas à operação e manutenção de máquinas agrícolas e prevê novos cursos nos próximos meses. “Estamos comprometidos em qualificar a mão de obra local para ocupar as vagas que estão sendo abertas pela Tello”, reforçou Azeda.

Neste momento, a empresa está com cerca de 15 vagas abertas, para os cargos de líder de produção, auxiliar de produção, operador de pá carregadeira, eletricista industrial e mecânico industrial. Interessados devem enviar currículo para o e-mail: [email protected]

Tello: Deusa da Terra

A Tello busca atuar de forma integrada com os produtores rurais, compartilhando conhecimento técnico e incentivando decisões conscientes no campo. A empresa leva no nome a inspiração da mitologia greco-romana, em referência a Tellus, deusa da terra, símbolo da fertilidade e da vida do solo.

A proposta é compreender a terra para cultivar a eficiência, unindo tecnologia e sustentabilidade como base para safras abundantes, qualidade de vida e proteção ao meio ambiente.