A Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino realizou na tarde da última quinta-feira (31), uma palestra que teve como tema as Profissões do Turismo. A conversa foi ministrada pela Turismóloga da Secretaria de Turismo, Cristina Prado, convidada pela escola.

Durante a apresentação, a turismóloga falou sobre o campo de atuação no turismo, contou sobre suas experiências na profissão e fez um panorama a respeito das mudanças que o setor provocou na Estância Turística de Olímpia, bem como as oportunidades relacionadas ao campo que promete ser a principal fonte de renda do município nos próximos anos.

“É sempre muito gratificante poder conversar com jovens em formação educacional e poder apresentar a eles novas possibilidades de atuação profissional. Como nossa cidade é uma Estância Turística, mostrei aos alunos que participaram desta palestra as tendências do Turismo que impactam diretamente no perfil do profissional. E partindo das ações feitas no destino turístico, identificamos as várias profissões e oportunidades de trabalho e de negócios, focando na cidade de Olímpia e também na região. Desta forma, procuramos atingir o objetivo da atividade proposta, que era a de mostrar as profissões do Turismo”, explicou Cristina Prado.

A iniciativa faz parte da disciplina eletiva “Turismo.com #partiuolimpia”, na qual os alunos planejam seu Projeto de Vida, focando o preparo de guias mirins, estimulando um perfil protagonista e visando o mercado de trabalho.

“Esse tema foi escolhido em virtude de um segmento de uma Eletiva que ocorreu no ano de 2015, em que se abordava o ciclo da história do município da Estância Turística de Olímpia. Em função da demonstração de um grande interesse, por parte dos alunos, decidiu-se dar continuidade à disciplina, focando agora o Turismo, visto que a economia atual do município gira em torno desse eixo”, ressaltou a Professora Coordenadora da Área de Ciência da Natureza e Matemática, Dalva Marques Ferreira.

O projeto comtempla alunos do 7º, 8º e 9º anos, da Escola Estadual Capitão Narciso Bertolino, e é desenvolvido com o apoio da Professora de História Ingrid Lopes de Oliveira Di Marco, também presente na palestra.

Para o Secretário de Turismo, Marcelo Paschoal, a ideia de envolver os estudantes olimpienses no contexto atual do turismo no município é fundamental.

“Passamos por grandes mudanças nos últimos anos e é essencial mostrar esse novo cenário para os alunos com o objetivo de torná-los multiplicadores do conhecimento e pensando no futuro da nossa cidade. A Secretaria de Turismo continuará à disposição de projetos como esse e das instituições de ensino e demais empresas interessadas”, afirmou.