Sensibilizar as crianças e capacitá-las para o futuro do turismo no município. É essa a proposta do projeto que prevê a inserção da disciplina Turismo como matéria transversal no Ensino Fundamental. A ideia foi apresentada pela psicoeducadora e consultora da FATEC São Paulo, Elaine Martins, na tarde de ontem, quinta-feira (17), durante reunião com as Secretarias Municipais de Educação e Turismo.

O projeto é uma parceria da Aprecesp (Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo) com as Prefeituras das Estâncias.

DSC_0033-(1)

“A ideia é despertar a atenção de crianças e jovens para essa importância da questão do turismo para que eles possam perceber o que é hospitalidade, o que significa conhecer a cidade porque, muitas vezes, quem mora na cidade não conhece a história. Então é um projeto que busca sensibilizar as crianças e as pessoas para que possam conhecer melhor a cidade delas, ter um orgulho em relação à cidade e conseguir atuar e desenvolver o tema no dia-a-dia”, explica Elaine Martins.

A proposta do projeto é explorar o conhecimento sobre turismo por meio de jogos, fazendo com que o aluno se envolva. O plano é destinado para uma faixa etária específica a ser definida pelas Secretarias de Educação e de Turismo e o conteúdo dos jogos é adaptado de acordo com a história do município. A Prefeitura contrata o serviço e a instituição responsável elabora o material e capacita os professores por módulos para utilizarem os jogos em sala de aula.

A palestra de orientação contou com a presença dos Secretários Municipais Beto Puttini (Turismo), Eliana Bertoncello Monteiro (Educação) e Fernando Barbosa Velho (Planejamento e Habitação), professores e funcionários da Secretaria de Turismo.

Para a Secretária de Educação, professora Eliana Bertoncello, a proposta apresentada é muito interessante porque o material auxiliará a metodologia de ensino. “Trabalhar o tema turismo em relação a quais são as atrações da cidade e qual é a história do município, nós temos trabalhado, mas essa forma de colocar em jogos e entusiasmar as crianças, envolver um trabalho em equipe, isso pra nós é novo e, com certeza, será muito bem aproveitado. Traz para nós novas ideias com relação ao desenvolvimento do tema”, salienta a Secretária.

DSC_0052-(1)

O secretário de Turismo, Beto Puttini, também ficou entusiasmado, pois é idealizador da proposta de inserir o turismo na grade curricular e o plano apresentado vem de encontro com os trabalhos que a pasta já tem desenvolvido junto à comunidade. “Educar as crianças para melhorar o futuro, trabalhando com elas a cidadania e envolvimento no turismo é fundamental porque a comunidade precisa participar do crescimento da cidade. Com essa ideia, o trabalho, que já é realizado, será melhorado com a ajuda de uma cartilha de instrução e capacitação. Agora, vamos junto ao Governo do Prefeito Geninho estudar uma forma de viabilizar esse projeto para o nosso município porque tudo que você faz para as crianças, pensando no futuro, é um legado que ninguém vai tirar” ressalta Beto Puttini.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here