O presidente da Câmara Municipal de Olímpia, José Roberto Pimenta (Zé Kokão), participou na última sexta-feira (27) da primeira reunião do Parlamento Regional pós-formação da nova Região Metropolitana de São José do Rio Preto, no plenário daquele legislativo, presidida pelo presidente Pedro Roberto (Patriota), tendo como tema principal do debate a retomada e expansão do Turismo agora com a nova Região Metropolitana.

O encontro foi de forma hibrida, com participações presenciais e através da internet, respeitando os protocolos estipulados pelo Plano São Paulo. Zé Kokão esteve presente ao lado de outros vereadores e lideranças da região.

Participaram vereadores e assessores de toda a região, dentre eles o vereador e presidente da Câmara de Olímpia, José Roberto Pimenta, o Zé Kokão, além de profissionais ligadas ao setor do turismo.

UNIR AS ATRAÇÕES DE CADA MUNICÍPIO

Célia Gomes, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Rio Preto (Comtur), falou sobre a retomada do turismo regional com a diminuição dos casos de Covid-19. “A crise política, econômica e ambiental nos deixa sem perspectivas de melhora. Falar em Região Metropolitana nos dá uma esperança sobre a retomada”, declarou.

As características do interior paulista, com altas temperaturas e povo caloroso, foram comentadas pela presidente do Comtur. “Precisamos unir as atratividades turísticas de cada município para atrair um público maior e conseguirmos desenvolver rotas de turismo regional”.

Célia apontou os cafés coloniais e propriedades rurais, entre outros pontos turísticos, como atrativos para a rota de turismo com potencial na região. “Fizemos a identificação e avaliação dos atrativos de cada município para a elaboração de um roteiro, que mostra a diversidade de nossa região, que é justamente o que a torna atrativa”. O Caminho da Fé também foi identificado como potencial para os turistas que vêm à região.

OLÍMPIA RESPIRA TURISMO

“Em primeiro lugar, é muito primeiro lugar é muito importante a gente integrar a região metropolitana de São José do Rio Preto, todos os laços culturais, econômicos, gastronômicos de Olímpia são com Rio Preto, inclusive foi feita pesquisa sobre isso quando surgiu a questão de integrar a Região Metropolitana de Rio Preto, então para nós é muito importante, e falar de turismo de Olímpia mais tranquilo, porque nossa cidade respira turismo, mesmo durante a pandemia registramos mais de 3 milhões de turistas em Olímpia, somente o mês de Julho fechou com aproximadamente 500 mil turistas no município de Olímpia Então isso é um fator de Economia muito importante”, destacou o presidente da Câmara, Zé Kokão.

O presidente do legislativo olimpiense destacou, também, no Parlamento Regional da nova Região Metropolitana de Rio Preto, que “Olímpia é a segunda cidade com maior número de leitos do Estado de São Paulo, aproximadamente 30 mil, e vamos inaugurar maior Resort do Brasil, Solar das Águas, no próximo dia 2, com a presença do governador João Dória”. E, concorda com Célia de que o turismo tem de ir além dos parques e hospedagens: “O nosso prefeito Fernando Cunha tem falado muito sobre o ‘cicloturismo’, tenho pedido também a exploração de rotas para bicicletas, o nosso turista fica, em média, três dias e meio em Olímpia, estamos trabalhando para que fique pelo menos seis dias”, disse Zé Kokão.

O presidente continuou enaltecendo o Turismo e as ações em Olímpia: “Estamos entre as 10 cidades mais visitadas do Brasil, queremos chegar até 2025 com seis milhões de turistas nos visitando, trazendo divisas e o desenvolvimento para todos, estamos chegando com a nova Avenida Benatti, do Vale do Turismo, até a rodovia Assis Chateaubriand, uma nova entrada principal para a nossa Estância, tudo para dar maior conforto para quem nos visita e pode ficar mais tempo”.

E, concluiu a sua fala no Parlamento Regional: “Agradeço todas as ideias expostas aqui, temos de trabalhar em conjunto com essa nova realidade da Região Metropolitana e o Turismo, que tão bem sabemos fazer, temos que deixar esse turista mais tempo não só em Olímpia, mas em toda a região, e podem contar com as nossas 52 agências de turismo, um número também expressivo, para auxiliar nessa nova composição”.

IDEIAS EM DEBATE

A diretora de turismo da Acirp, Gislaine Galvez,  reforçou a importância do turismo para a geração de emprego e renda. “Temos que potencializar os pontos fortes e fazer um plano para levar Rio Preto para todo o Brasil, mostrar que aqui temos acolhimento, boas rodovias e custo baixo nos produtos e serviços”.

As representantes do setor demonstraram os projetos de rotas e programas que estão sendo criados para a atração dos turistas, como a “Rota Caipira” e “Visite Rio Preto”. Outro projeto em andamento é o do cicloturismo, que leva em consideração o crescente interesse pela prática do ciclismo aliado à busca pelo turismo ambiental.

“Quanto mais vocês, do Parlamento regional, puderem nos apoiar para potencializar essas rotas, mais poderemos avançar com o turismo na região, valorizando os pequenos empresários, artesãos, descobrir o que cada cidade tem e impulsionar a economia local”, declarou Gislaine. O Sebrae irá disponibilizar orientações para todos os que necessitarem.

O presidente do Parlamento Regional, vereador Pedro Roberto, lembrou que o papel do Poder Legislativo é fomentar o debate e incentivar os órgãos ligados ao setor a aprimorar os projetos e serviços. Sugeriu a criação de um site para divulgação das rotas e colocou-se à disposição para dialogar com a secretaria municipal de Turismo.

A MESA DO PARLAMENTO REGIONAL

Integram a Mesa Diretora do Parlamento Regional ao lado do presidente Pedro Roberto, respectivamente os presidentes das Câmaras de Ibirá, na 1ª vice-presidência, a vereadora Sonia Beolchi (Cidadania); 2ª vice-presidência, o vereador Caco Navarete (PSD) de Mirassol; e na 3ª vice-presidência, Xandão Bertolini (PSB) de Tanabi.

Os trabalhos da Mesa Diretora são secretariados pelos vereadores Renato Pupo (PSDB) de Rio Preto, como 1º secretário; pela vereadora, Regina Aparecida da Silva Costa (DEM) de Mirassolândia, como 2ª secretária; e o 3º secretário, Leonardo Corte Euzébio (Solidariedade) de Bálsamo, sendo os dois últimos presidentes do legislativo de suas cidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here