Por Ivanaldo Mendonça — O início de um novo tempo, representado pela mudança na contagem dos números do calendário, através da passagem do ano, apresenta-nos a possibilidade de recomeçar. Não são poucos aqueles que, no início desta jornada, propõem-se inúmeras mudanças que contemplando, da saúde física á saúde financeira, exigem que eles estabeleçam metas, as quais, para serem atingidas, requerem a definição de estratégias, planos, projetos…

Igualmente, não são poucos os que, ao final do ciclo composto pelos próximos trezentos e sessenta e cinco dias, pouco ou quase nada terão progredido; grande parte, certamente sequer terá saído do lugar. Uns poucos terão, de fato, tornado realidade as metas assumidas, sem que, no entanto, sintam-se verdadeiramente realizados; muitos destes, inclusive, mesmo levantando troféus, estarão exaustos, a ponto de se arrependerem de tudo o que fizeram.

Na obra intitulada ‘As 16 leis do sucesso’, Napoleon Hill (1883-1970), influente escritor da área de desenvolvimento pessoal constatou, como resultado de um estudo, que 95% das pessoas que não obtiveram desempenho satisfatório na carreira não tinham claro o queriam da vida; os 5% que alcançaram sucesso notável não apenas possuíam um propósito definido, mas também, tinham um plano claro e específico para executá-lo.

Hill evidencia que, muito embora estratégias, metas, planos e projetos sejam importantes e necessárias, estes elementos, de fato, só favoreceram o desenvolvimento e a realização dos sonhos, se forem respostas concretas ao que ele denomina de ‘propósito definido’. Para onde estou indo? O que é realmente importante para mim? Tenho uma visão clara acerca do que busco na vida? Responder estas questões ajudam-nos a ter ciência sobre o que significa um ‘propósito de vida definido’, marca diferenciada das pessoas de sucesso.

Os sonhos e desejos são necessários, pois nos impulsionam; no entanto, quando são apenas sinônimos de vaga esperança, convertem-se em atestado de incompetência e fracasso.

Nesse sentido, mais que simplesmente desejar ‘feliz ano novo’, faço votos que você seja novo, e que, o primeiro passo deste novo momento de sua história seja definir um propósito de vida que confira sentido á sua existência e a tudo o que fizerdes. Só a partir daí é possível estabelecer metas, estratégias, planos e projetos que, de fato, favoreçam resultados e sucesso. Bora lá!

Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia
[email protected]