Por Ivanaldo Mendonça — A segunda semana do mês de Agosto figura no calendário da Igreja Católica no Brasil como Semana Nacional da Família. Coordenada pela Pastoral Familiar, sob a supervisão da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cnbb), a iniciativa, inserida no contexto do mês vocacional, propõe refletir, rezar, partilhar e celebrar as realidades da família, a fim de promover sua valorização em todos os âmbitos.

A inspiração para celebrar a Semana da Família 2019 parte de uma pergunta: A Família, como vai? Retomando o tema da Campanha da Fraternidade de 1994, passados 25 anos, a questão propõe-nos aprofundar o sentido e significado do ser família; adentrar o espaço sagrado de cada família, participar de sua caminhada e, sobretudo, iluminá-la a partir de Jesus Cristo, nossa luz.

Cabe à família cristã católica considerar aspectos essenciais de sua vivência que vão da intimidade do lar, passando pela vida na fé e o compromisso com a Igreja, á presença e atuação na sociedade. Faz-se necessário abordar questões como: relação família e iniciação a vida cristã, vocação e juventude, realidade contemporânea, políticas públicas, defesa da vida e o plano de Deus.

A iniciação á vida cristã contempla a relação entre família e os pilares da fé, configurando-a ‘Igreja Doméstica’. A construção de uma base espiritual sólida favorece aos jovens discernir saudavelmente sobre seu lugar, papel e missão no mundo, sobre sua vocação. Mediante tantos problemas que afligem e, ao mesmo tempo, desafiam-na á uma constante restauração, renove-se o compromisso por promover a dignidade da família e defender a integridade da vida humana.

De forma simples e profunda o ‘A família, como vai?’ interpela-nos. Na busca por respostas maduras, eficientes e eficazes, inspiramo-nos na Sagrada Família de Nazaré, modelo para que cada família e todas as famílias redescubram-se, continuamente, como espaço privilegiado onde Deus manifesta Seu amor, Sua benevolência e Seus dons para a salvação do mundo!

Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia
[email protected]