Por Ivanaldo Mendonça — A experiência da Páscoa celebrada recentemente e saboreada todos os dias, à luz da fé, traz consigo revolucionária notícia: “O Senhor Ressuscitou! Aleluia!”

O conteúdo desta exclamação traduz a riqueza que a Páscoa disponibiliza a toda a humanidade. A Ressurreição de Jesus é a manifestação plena e vitória definitiva do amor de Deus que, em Cristo, liberta o homem da escravidão do pecado e sua conseqüência, a morte eterna, restaurando-lhe a dignidade de Filho e o direito de usufruir, enquanto herdeiro, de Sua maior promessa, a vida eterna. A realização plena do ser humano, só é possível, quando ele retorna à sua origem primária: o amor de Deus. Na força da Ressurreição, vida, amor, paz e felicidade tornam-se imperativos.

Esta boa notícia converte-se também em escândalo! A realidade instaurada pela Páscoa independe de mim, de você ou de consenso para ser verdade. Ela esta aí, a disposição, para ser acolhida e experimentada. A vida eterna que Cristo nos garante não é fruto de nossos esforços, merecimentos ou créditos e sim, dom gratuito, presente de Deus.

Este escândalo de amor incomoda e desafia quem deposita o sentido da vida e existência na razão, filosofia, ciência e capacidades próprias. Este escândalo de amor conforta e confirma os passos de quem deposita o sentido da vida e existência na razão maior que a sua, na força maior que a sua, no amor maior que o seu, reconhecendo sabiamente, o devido valor e lugar da filosofia, da ciência e das capacidades próprias, sem que isso, em nada, o diminua.

O escândalo da Páscoa convida-nos e desafia-nos a ir além do alcance de nossos olhos, fazendo-nos perceber, que o sentido da existência humana ultrapassa, em muito, aquilo que está sob nosso controle e entendimento imediato.

O escândalo da Páscoa convida-nos e desafia-nos a ultrapassar o limite do alcance de nosso horizonte, próximo ou distante, fazendo-nos perceber que ele, o horizonte, é muito mais do que podemos alcançar.

O escândalo da Páscoa convida-nos e desafia-nos a olhar para o alto, espaço representativo do ‘lugar de Deus’, e lá, identificar nossa origem primária, nossa essência, sem a qual nada somos e nada faz sentido pleno.

O escândalo da Páscoa propõe contínuo exercício, disciplina, coragem, fidelidade e perseverança; proporciona autoconsciência na relação com Deus, consigo próprio e com os irmãos. Assim, aprendemos a lidar, de forma equilibrada, com tudo o que está ao alcance de nossos olhos, de nosso horizonte e, como rios caudalosos, desaguamos, no grande mar do amor de Deus.

Deus seja louvado por este Escândalo Abençoado!

Ivanaldo Mendonça

Padre, Pós-graduado em Psicologia

[email protected]