Por Ivanaldo Mendonça -A fé cristã tem como fundamento a experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo, cujo ponto de partida, a recepção do anúncio do Evangelho gera conversão e mudança de vida, graça que se aprimora através do discipulado, o seguimento fiel que, consequentemente promove a inserção na comunidade dos crentes, a Igreja, e desemboca no testemunho da fé.

Este ciclo acontece, permanentemente, na vida de todos os que, de maneira consciente, livre e responsável, assumem Jesus Cristo como Senhor.

‘Senhor’ é o título atribuído a Jesus a partir da experiência pascal, ratificando ser Ele Deus feito homem que se encarna, entrega sua vida pela morte de cruz para libertar a humanidade do poder do pecado e da morte, ressuscita, reabrindo as portas dos céus, concedendo ao homem a dignidade de filho adotivo de Deus, tirando-lhe a mancha do pecado original, tornando-o templo vivo do Espírito Santo e membro da família que tem Cristo como cabeça e guia, a Igreja, cuja missão primeira é anunciar, por palavra e obras Sua ação transformadora ao longo dos tempos.
Jesus se define ‘o Caminho, a Verdade e a Vida’ (João 14,6).

O encontro com O ressuscitado insere-nos no Caminho que não se resume a uma rota, mas é o próprio Jesus. Percorremos o Caminho á medida em que nos permitimos ser alcançados pelo infinito amor de Deus, lançando-nos ao desconhecido-conhecido, os desígnios do Senhor, mais acertados que nossas próprias vontades.

A palavra ‘cristão’ sugere: o que têm Cristo como caminho. Isso significa muito mais que, simplesmente, estar no caminho de Cristo.

A experiência pascal insere-nos na Verdade, que não é simplesmente ausência de mentira. Cristo é verdade absoluta, na qual toda possível dúvida, medo e incerteza humana são dissipados.

Cristo Verdade está para além da compreensão e olhares subjetivos, para além de consensos; realidade que subsiste independentemente de crermos.

Verdade objetiva, não relativa, que se impõem por si só, buscando ser acolhida por cada coração e todos os corações, não por dependência, mas por livre vontade. Verdade que tudo esclarece, nada teme, reprime ou esconde.

Assumindo percorrer o Caminho, fundados na Verdade, abraçamos a Vida que, para além de elementos biológicos, consiste na realização plena do ser que só encontra sentido e significado em Deus, princípio, autor e Senhor da vida.

Jesus Vida é resposta á qual anseia o coração humano que, conscientemente ou não, O busca continuamente. Vida além da vida, Vida além da morte! Como o rio busca pelo mar, assim também, o homem busca pela inigualável experiência de desaguar no grande mar do amor de Deus.

Jesus Caminho, Verdade e Vida!

Abençoada Páscoa, todos os dias!

Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here