Por Marinelle Casarini — A dor de dente  é normalmente causada por uma inflamação no nervo do dente devido a uma cárie que não foi tratada ou por um trauma no dente (ex: tombo de bicicleta).

Raízes expostas que podem causar hipersensibilidade dentinária ,a inflamação do ligamento e osso em volta da raiz, abcessos dentários (coleções de pus),complicações após extração de dente e gengivite são outros fatores de dor de dente.

A Pulpite dental (inflamação do nervo)é classificada como reversível quando a dor é leve ou moderada e dura um curto período de tempo depois de um estímulo (por exemplo, água gelada ou doce).Nesse período uma simples restauração do dente pode resolver o problema sem ter que tratar o canal.

Os abcessos geralmente causam dor latejante. O abscesso apical geralmente ocorre após necrose(morte) pulpar,nesse caso é indicado o tratamento de canal.

A pericoronarite é um abscesso associado à um dente do siso inferior que deve ser extraído, e abcessos periodontais geralmente representam uma complicação da periodontite crônica (doença gengival).

Muito menos comum, as condições não-dentais podem causar dor de dente, tais como sinusite(inflamação do seio maxilar),que pode causar dor nos dentes posteriores superiores, e a angina do peito, que pode causar dor nos dentes inferiores.

Marinelle.jpg* Marinelle Casarini é cirurgiã-dentista em Olímpia  – CROSP 91227