Por Ivanaldo Mendonça — Relacionamento é uma das palavras mais exploradas em nossos tempos. A amplitude do conceito abarca, da aldeia global na qual se tornou o planeta, ás relações internacionais, profissionais, familiares e pessoais, significando, de maneira geral, a forma como as pessoas se tratam, se comunicam.

Relação interpessoal é o contato entre diversos indivíduos e, relação intrapessoal, é o contato de cada indivíduo consigo mesmo.

O relacionamento interpessoal saudável favorece cada pessoa e o conjunto de pessoas. O relacionamento interpessoal de má qualidade prejudica cada pessoa e o conjunto de pessoas. Uma vez que o ser humano não existe sozinho, tampouco para si próprio, é categórico afirmar que sem relacionamento interpessoal o ser humano é desfigurado e incompleto.

Relacionamentos interpessoais saudáveis colaboram para o desenvolvimento de indivíduos, grupos e sociedades. Ao mesmo tempo em que o resultado da relação entre indivíduos depende, necessariamente, de cada um deles, daquilo que têm a oferecer e colocam a disposição, o conjunto de indivíduos, consiste numa realidade nova, diferente da simples soma dos mesmos. Isso explica, por exemplo, o porquê de um time composto por estrelas nem sempre vencer.

Apontamos, sistematicamente, dez razões pelas quais, de maneira geral, problemas de relacionamento acontecem:

  1. Porque pessoas querem se impor umas sobre as outras (agressividade);
  2. Porque pessoas não reagem ao que as outras propõem (passividade);
  3. Porque pessoas não acolhem o que as outras propõem (repulsa);
  4. Porque pessoas não possuem afinidade;
  5. Porque pessoas não possuem clareza sobre o porquê caminham juntas;
  6. Porque pessoas não possuem comprometimento na caminhada comum;
  7. Porque pessoas não conhecem e respeitam seus próprios limites;
  8. Porque pessoas não conhecem e respeitam os limites alheios;
  9. Porque pessoas não sabem, de fato, o que é liberdade;
  10. Porque pessoas não estão abertas ás mudanças necessárias.

O processo de desenvolvimento humano contempla desafios nos relacionamentos interpessoais. A existência de problemas não é estranha, tampouco anormal.

No entanto, merece especial atenção o adoecimento dos relacionamentos interpessoais, pois a manutenção desta condição ao destruir cada pessoa, destrói todas as pessoas e, consequentemente, a humanidade inteira.

Ivanaldo Mendonça
Padre, Pós-graduado em Psicologia
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here