A Prefeitura de Olímpia instalou um sistema de radiocomunicação e monitoramento nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e nas utilizadas no setor de Remoção, conhecidas como “ambulâncias brancas”.

Com a implantação inédita, o município conta com 70% da frota de ambulâncias em sistema de monitoramento em tempo real. Além disso, a iniciativa possibilita ainda ao SAMU 192 um contato direto com a Central de Regulação de emergências em Barretos.

No município, foi instalada uma base onde o telefonista recebe as ligações de atendimento das ambulâncias municipais e tem controle sobre a localização das viaturas, agilizando o atendimento, já que o veículo não precisa estar na Base para receber a ordem de despacho de atendimento.

Nessa quarta-feira (29), o prefeito Fernando Cunha, juntamente com o secretário de Saúde, Marcos Roberto Pagliuco, a chefe do setor do SAMU 192, Natália Estabio, e o chefe do setor de remoção, Carlos Humberto, acompanhou os equipamentos em funcionamento e destacou a importância da implantação do monitoramento.

“Os usuários do transporte e dos atendimentos do SAMU terão mais qualidade e agilidade nos serviços, além de que a medida proporciona economia aos cofres públicos já que os veículos trabalham com uma rota determinada”, explica Fernando.

De acordo com Natália Estabio, a implantação do sistema melhora o atendimento à população. “Todos os dias as ambulâncias são acionadas para realizar serviços e entre um serviço e outro necessitava regressar à base. Com o sistema, o motorista já é acionado sobre a necessidade do transporte e pode atender mais rapidamente gerando economia e celeridade”, explica Natália.