No final da tarde desta quarta-feira (30), houve um princípio de tentativa de fuga na Cadeia Pública de Severínia. Por volta das 17h, o carcereiro Luiz Mauro, ao realizar o recolhimento dos detentos às celas, ainda no Pátio interno, foi atacado pelo preso  Diego Cardoso Mesquita, 22, de Severínia, com socos no rosto e outros presos o pegaram pelo pescoço e o arrastaram para uma das celas, tentando jogar um colchão sobre ele.

Quando o colega foi atacado, o carcereiro Anderson Mauro fez um disparo de arma de fogo para o alto para cessar a agressão, sendo que os presos voltaram às celas.

O escrivão Luiz Carlos Ferreira Júnior solicitou apoio para a Polícia Militar, indo ao local os cabos Souza Costa e Diego. No local, solicitaram mais apoio via rádio. De Olímpia, chegaram viaturas com tenente Marlon, Cabo Kleber Lima e soldado Ferri; cabo Jorge e soldado Paneque; cabo Deivit e soldado Queiroz; sargento Atair, cabo Rafael e soldado Reis.

Fizeram a guarda externa da Cadeia para que a Polícia Civil fizesse o reconhecimento do agressor e realizar a contagem dos presos.

Os investigadores Marcelo e Clodoaldo, os escrivães Luiz e Marcos, os carcereiros Anderson Mauro e Luiz Moura, bem como o delegado titular Marcelo Pupo de Paula, revistaram as celas.

No momento da tentativa de fuga, haviam 18 presos adultos e um preso adolescente.

Ao término da revista, três presos foram conduzidos ao Pronto Socorro Municipal e retornaram à Cadeia sem novidades.