A campanha Setembro Coração, em parceria com o CMEE (Conselho da Mulher Empresária e Empreendedora), promove na segunda-feira (25), às 19h30, o Talk Show do Coração, no Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto.

Um time renomado de cardiologistas de Rio Preto e região fará um bate-papo com os participantes sobre as doenças cardiovasculares – a principal causa de mortes no Brasil. Os números são impressionantes: 349.938 mortes em 2016 no Brasil. E, se você estiver trabalhando, conversando, lendo, brincando com seus filhos ou simplesmente fazendo nada, saiba que a cada 40 segundos uma morte por doença cardíaca é registrada.

O foco do bate-papo será “Coração de Mulher”, tema da campanha Setembro Coração deste ano. As mulheres são hoje a principal preocupação entre os grupos de risco. Para se ter uma ideia, a cada 3 minutos e meio morre uma mulher no Brasil de doenças cardiovasculares. Conhecer este problema é a principal forma de prevenir.

“Estamos tão enraizadas no nosso cotidiano atribulado, nos dividindo em múltiplas funções, que acabamos negligenciando possíveis pistas que o coração esteja sinalizando. Nem todas sabem que os sintomas podem ser diferentes entre homens e mulheres; o que acaba por confundir ainda mais, já que ficamos atentas apenas em dores camufladas no peito e na fadiga. Quando propomos um encontro especifico como este, estamos oferecendo uma oportunidade de rever os sinais do nosso corpo e conhecer outras manifestações que possam estar passando despercebidas agora, e que no futuro podem nos reservar tristes surpresas”, destaca a diretora do CMEE e mediadora do Talk Show do Coração, Luciana Vartanian.

No evento, os médicos – Adalberto Menezes Lorga Filho – IMC/HMC; Daniela Fontes – PrevClini; Fernando Bruetto – HB/Funfarme; Maria Helena Sardilli – Incor Rio Preto; Márcio Santos – SOS Cor; Mariana Jabur – Unidade Cardiovascular de Rio Preto; Dra. Mariane Spotti – UMA; Mário Jabur Filho – Grupo Austa; Osana Coelho Costa – Instituto Procardíaco; Valéria Braile – Instituto Domingo Braile – irão esclarecer, de forma dinâmica e interativa, as dúvidas sobre prevenção, a importância do diagnóstico precoce e preciso, entre outros temas relacionados ao coração.

Dr. Mário Jabur Filho, um dos convidados

Para participar do Talk Show do Coração, que faz parte da programação do Conexão Iguatemi, não é necessário fazer inscrição. O bate-papo, que é aberto ao público, acontecerá, em frente ao Terraço da Figueira, no Piso Superior do shopping.

SETEMBRO CORAÇÃO

Em 2017, a campanha Setembro Coração entra na sua 2ª edição, com muita força na conscientização da população sobre o diagnóstico precoce preciso das doenças cardiovasculares. Neste ano, o tema escolhido é “Coração de Mulher” – já que no Brasil, a cada 3 minutos e meio uma mulher morre por doença cardiovascular.

Com o slogan “Dedique um Só Dia para a Vida Toda”, a campanha convida as mulheres para dedicarem 1 dos 365 dias do ano para uma avaliação cardíaca completa.

Setembro é o mês destinado em todo o mundo ao combate das doenças cardíacas e à conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce. No dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. Em São José do Rio Preto, a campanha entrou para o calendário da cidade, com uma lei municipal sancionada em 2016.

No geral, as doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação representam a principal causa de mortes no Brasil – cerca de 30% de todas as mortes. As doenças cardiovasculares causam:

  • 2 vezes mais de mortes que de todos os tipos de câncer juntos;
  • 2,3 vezes mais que acidentes e violência;
  • 3 vezes mais que as doenças  respiratórias;
  • 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a Aids.

Foi pensando nestes números impactantes que a campanha Setembro Coração nasceu. A princípio, ela foi idealizada pela cardiologista Mariane Spotti e a radiologista Marina Bellini, da UMA, ambas com especialização em imagens avançadas do Coração, que comprovavam no dia a dia as estatísticas em seus pacientes.  Para apoiá-las, também vieram a jornalista Cláudia Lacerda e o publicitário Alessandro Bossan – o mentor estratégico do Setembro Coração.

Bastou sinalizar sobre a importância da campanha e vieram se reunir os principais institutos de saúde do coração de São José do Rio Preto, hospitais e planos de saúde. Hoje são eles: Grupo Austa, IMC, Incor Rio Preto, Instituto Domingo Braile, PrevClini, Procardíaco, SOSCor, UMA, Unidade Cardio Vascular, além dos parceiros institucionais Braile Biomédica, Hospital de Base/Famerp e  Impperial Empreendimentos. 

ATIVIDADES PROGRAMADAS

A campanha Setembro Coração tem várias ações programadas com a população. Conheça a agenda:

  • Palestras em Rotarys, escolas e empresas com grande número de mulheres, conduzidas pelos institutos participantes(Procardíaco e Incor Rio Preto).
  • Dia 24/09– Evento especial na Escola Maria Peregrina, em que as pessoas aprenderão a fazer a massagem cardíaca (PrevClini).
  • Dia 25/09– Talk Show do Coração, no Iguatemi Rio Preto, às 19h30.
  • Dia 29/09– Lançamento da cartilha “Cuidados com o Coração” – Incor/Rodobens Comunicação Empresarial

*Os eventos estão sujeitos à confirmação.